Com PAC, crescimento subiu acima de 4% na média desde 2007, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira, 5, que o Brasil segue construindo uma grande agenda de investimento, que é “fundamental para viabilizar um crescimento sustentável dos países”. Segundo ele, o governo tem um grande programa de investimentos e agora visa ampliar a participação do setor privado, especialmente nas áreas de logística e infraestrutura.

Na avaliação do ministro, “sem investimento o crescimento é pífio, momentâneo e o crescimento de longo prazo só pode ser obtido com investimentos”, disse, a uma plateia de investidores.

Mantega lembrou que o governo lançou Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que fez o crescimento econômico mudar de patamar, numa média de 4% ao ano. “O ideal é que o investimento cresça duas vezes acima do PIB e que a taxa de investimento corresponda a 24% a 26% do PIB, que é o ideal para ter esse dinamismo”, disse. “Não precisamos chegar ao nível da China que esta acima de 40%. Eu diria que hoje terá de fazer ajustes ao seu modelo”, completou.

Crescimento

De acordo com o ministro, o Brasil tem bases e fundamentos econômicos sólidos para crescer. Um deles é a boa condição das contas públicas, que levam o País a registrar uma dos menores patamares da dívida líquida do mundo. “A política fiscal é sólida, com superávit primário. Mesmo no período da crise, continuamos reduzindo a dívida pública. Em 2012, fechamos a dívida pública líquida em 35,1% do PIB”, comentou, acrescentando que “vamos manter superávits primários fortes para continuar a solidez fiscal do País”.

O ministro da Fazenda também disse que para viabilizar o crescimento do País, o governo adotou uma política monetária não contracionista. “Não vou dizer que é expansionista, porque não fazemos quantitative easing (QE, sigla em inglês para relaxamento monetário”, disse o ministro.

Citando a presença de banqueiros na plateia, o ministro avaliou que a expansão de crédito no Brasil ainda é moderada e poderia ser maior.

Mantega disse ainda que a política cambial é de câmbio flutuante com baixa volatilidade e que a taxa de juros no País é civilizada “o que causa menos distorções ao câmbio”, disse. “O câmbio caminha para o equilíbrio sem intervenções do setor público”, completou.

Ainda segundo ele, só em 2012 houve uma desoneração equivalente a 1% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de R$ 45 bilhões, e citou a redução de custos da energia e Brasil. “O Brasil tinha um dos custos mais altos do mundo, hoje estamos abaixo da média”, completou.

Inflação

Mantega afirmou que o governo tem como princípio fundamental manter o controle de preços da economia. “Somos muito rigorosos no controle da inflação. Metas de inflação estão sendo cumpridas dentro das faixas de tolerância”, comentou. “A inflação só atrapalha e não é bom para ninguém”, destacou.

 Consumo

 O ministro da Fazenda avaliou que o mercado interno do Brasil é dinâmico e citou o crescimento de vendas do comércio varejista de 8% até outubro para justificar sua opinião. “O poder aquisitivo se mantém. Projeções apontam que em 2020 o Brasil será o quinto maior mercado consumidor do mundo”, disse o ministro.

 Para ele, a geração de emprego na última década foi recorde e os trabalhadores tiveram um “aumento razoável de renda”, disse.

 Mantega participa do seminário “Infraestrutura e Energia no Brasil: Projetos, Financiamentos e Oportunidades”.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.