Com poderes especiais delegados por Chávez, vice tem caminho livre para governar Venezuela
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Com poderes econômicos delegados pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, antes de sua hospitalização em Cuba há um mês, aliados às funções de seu cargo, o vice-presidente Nicolás Maduro tem caminho livre para assumir a liderança do governo, que deve se tornar mais coletivo, sem se afastar do caminho traçado pelo governante, afirmam analistas.
Aos 50 anos, Maduro, que também é chanceler, foi nomeado por Chávez como seu herdeiro político. Ele reforçou a sua autoridade ao receber do presidente poderes econômicos, como o de decretar créditos adicionais ao orçamento nacional e expropriar bens.
Pela “Constituição, o vice-presidente executivo possui poderes muito amplos e a eles se somam às atribuições concedidas por Chávez. Isso permite um gestão bastante ampla”, comentou o cientista político Ricardo Sucre.
Maduro recebeu na quinta-feira o apoio de mais de 20 representantes de governos da região, incluindo o dos presidentes da Bolívia, Evo Morales, do Uruguai, Jose Mujica, e da Nicarágua, Daniel Ortega, durante uma cerimônia nas ruas de Caracas, no dia em que Chávez tomaria posse.
Maduro já havia recebido o apoio do Tribunal Supremo de Justiça, que determinou na quarta-feira a manutenção do governo, com base no “princípio da continuidade administrativa”, e que Chávez não deve ser substituído na Presidência.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário