Começa julgamento de soldado norte-americano que vazou documentos para o Wikileaks
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Começou nesta segunda-feira (3) o julgamento do soldado norte-americano Bradley Manning, acusado pelo fornecimento de documentos secretos do governo do Estados Unidos à plataforma Wikileaks. O militar é julgado três anos após ser preso no Iraque.
O Pentágono e agências de inteligência norte-americanas fazem a segurança da corte militar na base Fort Meade, em Maryland. Manning, que serviu no Iraque, declara-se culpado em dez das 22 imputações. Negou a mais grave: “ter ajudado o inimigo”, o que talvez custe a ele uma pena máxima de 154 anos de prisão caso seja condenado.
O soldado reconhece ter filtrado informações secretas, mas alega que o fez para provocar “um debate nos Estados Unidos sobre as participações do país em todo o mundo e para reparar as injustiças cometidas durante as guerras declaradas pelo governo de George W. Bush”.
Algumas centenas de pessoas são vistas desde o fim de semana em frente à base militar de Forte Meade em ação de apoio a Manning, considerado por eles como “símbolo de pacifismo e verdade sobre as guerras no Afeganistão e Iraque”.
A juíza Denise Lind já adiantou que jornalistas não serão aceitos no julgamento. Após as sessões será revelada uma transcrição contendo apenas os dados públicos, sem informações de segurança nacional.
Fonte: Agência Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário