Comércio brasileiro ainda não está pronto para o evento, diz pesquisa do SPC Brasil

A Copa das Confederações começa no próximo mês e será um evento teste para a Copa do Mundo, em 2014,  mas a maioria dos comerciantes brasileiros ainda não está preparada para colher os frutos da competição. É o que indica uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), segundo a qual 59% dos lojistas não desenvolveram ações para aumentar as vendas durante o evento. Apenas 41% já se mobilizaram de alguma forma.

Segundo o levantamento, entre os que não investiram em estratégias para o torneio, 27% afirmaram que não veem retorno financeiro no negócio. Para 14% dos entrevistados, o problema é a falta de capital para investir na atividade. Flávio Borges, gerente financeiro do SPC Brasil, disse que a falta de experiência com eventos de grande porte prejudica a maioria dos comerciantes. Grande parte não tem visão das possibilidades de negócio que podem ser geradas e acreditam que não vale a pena investir. A pesquisa foi feita com 1.276 empresários das seis cidades-sedes do torneio.

“O pequeno empreendedor brasileiro não tem o hábito de contrair crédito para investir em melhorias no seu negócio. A maioria só faz empréstimos para tentar tirar a empresa de situações emergenciais, quando as taxas são mais altas”, afirma. Em relação à falta de dinheiro para aqueles que querem investir, Borges diz que falta aos empresários conhecimento e esclarecimento sobre as linhas de créditos para micros e pequenas empresas (MPEs) disponíveis no mercado.

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos que fomenta a competitividade das MPES no mercado empreendedor e oferece linhas de financiamentos com juros abaixo de 1% ao mês que muitos empresários desconhecem. Mesmo com o cenário avaliado pelo SPC Brasil, em Fortaleza (CE) será criada uma loja temporária para comercializar produtos feitos por artesãos de sete estados durante a Copa das Confederações. A expectativa deles é de que as vendas aumentem em até 50% durante a disputa.

Para o gerente financeiro do SPC Brasil, quem não se mobilizou para vender mais na Copa das Confederações ainda tem tempo para fazer algumas mudanças, mesmo a competição estando preste a se iniciar. Uma dica que ele oferece é colocar avisos, cartazes e a descrição dos produtos também em inglês, língua universal. E não importa se o empresário não conheça o idioma, já que ele pode buscar ajuda de tradutores.

“Quando o empresário investe, aprimora o atendimento e amplia o mix de produtos, ele tem a chance de vender mais durante e após o evento, uma vez que as melhorias realizadas continuarão no negócio”, afirma.

Com informações da SPC Brasil

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.