Comitiva avalia cinco favelas do Rio para possível visita do Papa na JMJ

Gasbarri visita locais por onde Papa deve passar em julho  (Foto: Gustavo de Oliveira/ Arquidiocese RJ)A comitiva do Vaticano, responsável por organizar a agenda do Papa nas viagens internacionais, visitou cinco comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro. As favelas da Mangueira, Tuiuti, Jacarezinho, Mandela, Varginha e Manguinhos são as mais cotadas para receber a possível visita do Santo Padre, em julho, quando acontece a Jornada Mundial da Juventude.

O líder da comitiva, Alberto Gasparri, retornou para Roma nesta sexta-feira (26) para discutir as sugestões de passeios oferecidos ao Papa Francisco. Todas as favelas estão incluídas no programa de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

O grupo ficou no Rio por quatro dias. Neste período, foram visitadas a Base Aérea do Galeão, onde a aeronave com o Papa vai pousar, além do Hotel Golden Tulip, em Copacabana, Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, o Centro de Estudos do Sumaré, que deve hospedar o Santo Padre durante a viagem ao Brasil, o Campus Fidei, em Guaratiba, onde será sediada a vigília e missa papal. Também foram vistoriados a Quinta da Boa Vista, na Zona Norte, onde vai acontecer a Feira Vocacional da JMJ, e o Theatro municipal, no Centro.

De acordo com a comitê de organização da Jornada Mundial da Juventude, após as visitas, os representantes do Vaticano participaram de reuniões com autoridades locais e da Arquidiocese no Palácio São Joaquim, na Glória, no Palácio Guanabara e no Palácio da Cidade.

Pariticiparam do encontro o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil.

Alberto Gasbarri confirmou a participação do Papa na Cerimônia de Acolhida, Via Sacra, em Copacabana, Vigília e Missa de Envio, no Campus Fidei, em Guaratiba. O primeiro Ato Central da JMJ é a Missa de Abertura, presidida por Dom Orani, que ocorre sem a presença do Papa

Aparecida do Norte
Na terça-feira (23), Gasbarri foi a Aparecida, interior de São Paulo, para conhecer a basílica. A possível ida do Papa ao local atende a um pedido da presidente Dilma Rousseff, feito durante a posse do Papa Francisco, em Roma. A cidade guarda o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e foi visitada pelo pontífice durante a V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, em 2007, com a presença de Bento XVI.

Gasbarri confirmou que a programação do Papa será adaptada. “Já tínhamos um programa, fechado entre outubro e novembro do ano passado, mas houve uma mudança em um pequeno detalhe. Mudou o Papa. Tínhamos uma túnica sob medida para o Papa e, agora, precisamos fazer outra. Agora, vamos atualizar o programa do Papa Francisco de acordo com sua sensibilidade”, disse.

A agenda completa do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude será anunciada oficialmente no próximo dia 7 de maio.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.