Comitiva avalia cinco favelas do Rio para possível visita do Papa na JMJ
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A comitiva do Vaticano, responsável por organizar a agenda do Papa nas viagens internacionais, visitou cinco comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro. As favelas da Mangueira, Tuiuti, Jacarezinho, Mandela, Varginha e Manguinhos são as mais cotadas para receber a possível visita do Santo Padre, em julho, quando acontece a Jornada Mundial da Juventude.
O líder da comitiva, Alberto Gasparri, retornou para Roma nesta sexta-feira (26) para discutir as sugestões de passeios oferecidos ao Papa Francisco. Todas as favelas estão incluídas no programa de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
O grupo ficou no Rio por quatro dias. Neste período, foram visitadas a Base Aérea do Galeão, onde a aeronave com o Papa vai pousar, além do Hotel Golden Tulip, em Copacabana, Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, o Centro de Estudos do Sumaré, que deve hospedar o Santo Padre durante a viagem ao Brasil, o Campus Fidei, em Guaratiba, onde será sediada a vigília e missa papal. Também foram vistoriados a Quinta da Boa Vista, na Zona Norte, onde vai acontecer a Feira Vocacional da JMJ, e o Theatro municipal, no Centro.
De acordo com a comitê de organização da Jornada Mundial da Juventude, após as visitas, os representantes do Vaticano participaram de reuniões com autoridades locais e da Arquidiocese no Palácio São Joaquim, na Glória, no Palácio Guanabara e no Palácio da Cidade.
Pariticiparam do encontro o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil.
Alberto Gasbarri confirmou a participação do Papa na Cerimônia de Acolhida, Via Sacra, em Copacabana, Vigília e Missa de Envio, no Campus Fidei, em Guaratiba. O primeiro Ato Central da JMJ é a Missa de Abertura, presidida por Dom Orani, que ocorre sem a presença do Papa
Aparecida do Norte
Na terça-feira (23), Gasbarri foi a Aparecida, interior de São Paulo, para conhecer a basílica. A possível ida do Papa ao local atende a um pedido da presidente Dilma Rousseff, feito durante a posse do Papa Francisco, em Roma. A cidade guarda o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e foi visitada pelo pontífice durante a V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, em 2007, com a presença de Bento XVI.
Gasbarri confirmou que a programação do Papa será adaptada. “Já tínhamos um programa, fechado entre outubro e novembro do ano passado, mas houve uma mudança em um pequeno detalhe. Mudou o Papa. Tínhamos uma túnica sob medida para o Papa e, agora, precisamos fazer outra. Agora, vamos atualizar o programa do Papa Francisco de acordo com sua sensibilidade”, disse.
A agenda completa do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude será anunciada oficialmente no próximo dia 7 de maio.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário