Comunidade continua cercada de lixo em Jaboatão
O serviço de coleta de lixo em Vila Vera Lúcia, localizada no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, continua precário. Após denuncias feitas ao Cidadão repórter, fórum de jornalismo colaborativo do Pernambuco.com, a reportagem do portal mostrou a dificuldade encontrada pelos moradores do local que convivem com os entulhos depositados nas calçadas. Na ocasião, a assessoria de imprensa da Prefeita de Jaboatão informou que uma nova empresa de recolhimento de lixo já teria sido contratada e que a situação seria normalizada em uma semana. Após um mês, o problema ainda não foi resolvido e a população continua incomodada com os transtornos gerados pela coleta ineficiente.
O caso mais crítico é na principal via da comunidade, a rua Nova Roma, onde fica o conjunto habitacional Olho D’água, que abriga mais de mil pessoas. As lixeiras dos prédios estão repletas e o lixo chega a tomar a calçada, dificultando a passagem dos moradores e espalhando mau cheiro pela rua. A aposentada Maria Madalena, 67 anos, mora em Cajueiro Seco há 20 anos e afirma que esse transtorno é recente. “Eu nem sonhava que um dia ia ficar assim. Antes o caminhão passava e ficava tudo limpo, mas depois que construíram esses prédios ficou assim. São três lixeiras para todos os prédios e elas sempre ficam cheias. A demanda é muito grande.”
Alguns moradores contam que a coleta que já não é suficiente piorou no final de ano. “O carro do lixo só passou mesmo no dia de Natal. Está tudo aí amontoado”, conta a doméstica Maria José, 50 anos. Além do lixo na rua, os moradores reclamam do transtorno dentro de casa. “Isso incomoda demais. Entra muito bicho na minha casa e é mosca aqui direto”, reclama o aposentado José Ferreira Carvalho, de 74 anos.
Além dos moradores, os prejudicados também são os comerciantes da região. “O lixo às vezes chega a ficar aqui na frente da minha loja e atrapalha até a entrada dos clientes. Essa rua é principal. Não pode ficar desse jeito”, diz a comerciante Marlene da Silva, 38 anos.
De acordo com o secretário executivo de limpeza urbana, Marconi Madruga, a empresa contratada para realizar o serviço de coleta está em fase de adaptação, pois ainda não conhece toda a região. “Após o período de contratação da nova empresa tivemos duas dificuldades: inicialmente a falta de equipamentos necessários para a empresa atuar e depois a adaptação dos funcionários para conhecer a região”. O secretário esclareceu também que a população não deve acumular lixo em uma só área, como vem acontecendo no bairro. “Como o caminhão demorou a passar, por todos esses motivos, a população começa a tirar o lixo da frente de suas casas e acumulando na rua. Isso provoca o transtorno e dificulta o trabalho da coleta”, destaca.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, caso a empresa apresente irregularidades, ela poderá ser multada. Para denunciar, a população pode ligar para a Secretaria de Limpeza Urbana pelos telefones: 3426.8046 ou 3462.8776.
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário