Confrontos no Egito sobre sentenças de morte deixam pelo menos 26 mortos

Pelo menos 26 pessoas foram mortas em Port Said, neste sábado (26), durante distúrbios provocados por manifestantes revoltados pelo fato de um tribunal ter condenado 21 pessoas à morte por causa de um desastre num estádio de futebol, intensificando a sangrenta desordem nas ruas enfrentada o presidente islâmico Mohamed Mursi.

Veículos blindados e policiais militares foram mobilizados nas ruas de Port Said, cidade mediterrânea. Um general disse que os militares foram enviados ao local para “restabelecer a calma e a estabilidade em Port Said e para proteger as instituições públicas”.

A agitação começou com manifestações para marcar o segundo aniversário da derrubada do presidente Hosni Mubarak. Os manifestantes acusam o atual presidente, Mohamed Mursi, e seus aliados islâmicos de trair os ideais da revolução que derrubou Mubarak com a adoção de uma Constituição de tons islamistas.

Enquanto a violência relacionada à ocasião apaziguou, Port Said foi palco de mais uma eclosão após um tribunal sentenciar 21 homens à morte pelo envolvimento nas mortes de 74 pessoas após uma partida local de futebol em 1o de fevereiro de 2012, muitos deles torcedores da equipe visitante.

Moradores corriam desordenamente pelas ruas de Port Said, indignados com o fato de que homens de sua cidade foram culpados pelo desastre no estádio, e houve relatos de tiros próximos à prisão onde estavam cativos a maior parte dos réus.

Fontes de segurança afirmaram que 26 pessoas, pelo menos duas das quais eram policiais, foram mortas na cidade costeira do Mediterrâneo. O canal de televisão estatal noticiou que mais de 200 pessoas foram feridas.

Testemunhas afirmaram que alguns homens invadiram duas estações policiais em Port Said, onde manifestantes colocaram fogo em pneus nas ruas, levantando fumaça para os céus.

Pelo menos nove pessoas foram mortas em embates com a polícia na sexta (25), principalmente na cidade de Suez, onde o exército também foi ativado. Centenas foram feridas enquanto a polícia fez uso de gás lacrimogêneo em manifestantes armados com pedras e, alguns, com bombas a base de petróleo.

As disputas entre egípcios islamistas e seculares está prejudicando esforços de Mursi, eleito em junho, para reviver uma economia em crise –afastada de novos investimentos e turismo devido à incerteza política– e conter uma desvalorização na moeda egípcia.

O caos político e a falta de segurança que atingiu o país mais populoso do mundo árabe durante boa parte da era pós-Mubarak está exercendo peso sobre uma eleição parlamentar que deve ter início em abril.

Fonte: Reuters

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.