Congresso só votará Orçamento após STF se manifestar sobre vetos

Os presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Renan Calheiros (PMDB-AL), admitiram nesta segunda-feira que o Congresso só votará o Orçamento da União de 2013 depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) se pronunciar sobre a análise dos mais de três mil vetos presidenciais que estão na pauta do Legislativo.

Como vários partidos vinculam a votação do Orçamento à análise dos vetos, o governo teme ser derrotado com a derrubada de vetos que podem trazer prejuízo de mais de R$ 471 bilhões ao Executivo.

Renan e Henrique Alves vão pedir ao ministro Luiz Fux, do STF, que o plenário do Supremo se pronuncie “o mais rápido possível” sobre o impasse em torno dos vetos. Mas admitem, nos bastidores, que o Orçamento não deve ser votado antes da semana que vem.

Uma decisão de Fux determinou a votação em ordem cronológica dos mais de 3.000 vetos que estão no Congresso, o que abre caminho para que vetos polémicos sejam analisados. A decisão final será do plenário do Supremo, depois que Fux levar o caso para a análise conjunta de todos os ministros.

Se o STF demorar a se pronunciar sobre o caso, Renan e Henrique Alves afirmaram que o Congresso vai buscar um “caminho de consenso” para a análise dos vetos.

“Nós temos dois caminhos para votar o Orçamento. O primeiro é aguardar a decisão do pleno do STF, como foi pedido pelo Executivo. E a segunda, demorando, é construirmos consenso para apreciarmos os vetos como uma construção do Legislativo”, afirmou.

Alves disse que os dois vão procurar Fux ainda hoje para pedir pressa na análise do caso. “Estamos tentando falar com o Fux hoje porque é ele que tem que levar essa matéria para o pleno. Vamos fazer um apelo para que ele possa levar rapidamente. Se for esperar três, quatro dias, poderemos esperar por segurança jurídica”, afirmou.

Alves admitiu ser “pouco provável” votar o Orçamento amanhã, como previsto inicialmente em sessão convocada por Renan.

Relator do Orçamento, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que o Congresso vai esperar o STF – por isso considera o “ideal” que o Judiciário se manifeste rapidamente sobre o caso. “O ideal é não encerrar o mês de fevereiro sem votar o Orçamento. Muitos ministérios não estão podendo operar. A Medida Provisória do governo que liberou recursos atende a alguns investimentos, não atende a todos os ministérios. Há a paralisação de alguns serviços”, afirmou.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.