Conselho de Segurança aprova pacto para eliminar armas químicas na Síria

O plenário do Conselho de Segurança das Nações Unidas – com cinco membros permanentes e dez rotativos – aprovou nesta sexta-feira, 27, por unanimidade a resolução que obrigará a Síria de Bashar Assad a desfazer-se, sob supervisão internacional, de seu arsenal químico. Como queriam os russos, o texto acertado não prevê o recurso imediato à força caso Damasco se recuse a colaborar com os inspetores.

Antes da votação em Nova York, o presidente Barack Obama afirmara na Casa Branca a jornalistas que o acordo sobre as armas químicas “tem o potencial de ser uma imensa vitória da comunidade internacional”. Em seguida, ponderou: “Obviamente, há ainda muito trabalho a ser feito”.

Falando ao lado do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, Obama defendeu que a resolução da ONU pode deter o uso de armas químicas na Síria no futuro e levará a resultados mais satisfatórios do que uma eventual ação militar contra Damasco.

O presidente americano reconheceu que “há preocupações legítimas” sobre se a Síria cumprirá sua palavra e sobre detalhes técnicos do trabalho da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) para retirar e eliminar os produtos. “No entanto, (a resolução) representa um potencial passo adiante”, afirmou Obama.

A base da resolução é o pacto articulado no início do mês de setembro por americanos e russos em Genebra, o qual suspendeu, no último momento, uma ofensiva militar dos EUA contra alvos do regime Assad. O governo de Barack Obama queria “punir” a Síria pelo ataque químico ocorrido em 21 de agosto na periferia de Damasco.

Americanos, europeus, países árabes e ONGs afirmam que tropas de Assad foram as responsáveis pelo uso do arsenal proibido. O regime sírio e a Rússia culpam os rebeldes, que supostamente usaram armas químicas para incriminar as forças do governo.

O acordo desta sexta-feira, 27, representa um inédito avanço: em mais de dois anos e meio de guerra civil na Síria, com 120 mil mortos e milhões de refugiados e deslocados, o Conselho de Segurança foi incapaz de chegar a um consenso sobre uma resolução. Por três vezes a diplomacia russa chegou a usar seu poder de veto para frear textos que condenavam abertamente violações cometidas pelo regime de Assad.

Na sexta-feira, o governo da França defendeu que o entendimento sobre as armas químicas síria deve abrir caminho para debates que levem a uma solução política.

“Espero que sejamos capazes de marcar uma data para que finalmente a conferência de ‘Genebra 2’ (reunindo as principais facções sírias, potências e países da região) ocorra. A única solução é política. Avançamos na questão das armas químicas, mas pessoas continuam a se matar no terreno”, afirmou o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius.

A Rússia também exortou a comunidade internacional a trabalhar “energicamente” por uma conferência de paz sobre a crise na Síria. “Pessoas continuam a morrer e civis sírios sofrem a cada dia”, afirmou o ministro das Relações Exteriores do Kremlin, Sergei Lavrov, discursando na Assembleia-Geral das Nações Unidas. “A única possibilidade hoje para colocar um fim a essa instabilidade é trocar o atual impasse por um acerto político na crise síria.”

Os russos conseguiram uma importante vitória ao retirar do texto uma autorização “automática” para o uso da força caso Assad não coopere, como queriam americanos e europeus. “Nenhuma concessão foi feita”, disse o vice-chanceler Sergei Ryabkov. / REUTERS e APP

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.