Conta de luz informará novo sistema de bandeiras tarifárias
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os consumidores de energia elétrica devem ficar atentos. A partir deste mês de junho tem novidades na conta de luz. Na fatura mensal será informado o novo sistema de bandeiras tarifárias, semelhante ao sinal de trânsito. A bandeira verde indica custo mais baixo e nenhum acréscimo no valor da conta. Com a bandeira amarela é ligado o sinal de alerta. A tarifa sofre o acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (KWh). Na bandeira vermelha o custo sobe porque as usinas termelétricas são acionadas. Neste caso, o consumidor vai pagar R$ 3,00 para cada 100 KWh consumidos.
A nova cobrança entra em vigor a partir de janeiro de 2014. É bom se familiarizar desde já com o novo sistema definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para economizar na conta de energia. Por exemplo: quando a bandeira ficar no amarelo e no vermelho é preciso tomar alguns cuidados para reduzir o consumo e gastar menos. Racionalizar o uso dos eletroeletrônicos, monitorar as lâmpadas e o uso do chuveiro elétrico são algumas medidas que reduzem o custo. Para obter mais dicas de economia de energia basta acessar a cartilha da Aneel.
As faturas emitidas pela Celpe este mês já seguem com a mensagem sobre o novo sistema de cobrança de tarifas. A concessionária atende 3,2 milhões de consumidores em Pernambuco. “O grande objetivo do sistema de bandeiras é dar o sinal para o consumidor de que ele precisa colaborar, para manter a situação eficiente no uso da energia”, comenta Eduardo Baroni, Superintendente de Regulação da Celpe.
A Aneel vai divulgar as bandeiras tarifárias que estão em funcionamento nos subsistemas que compõem o Sistema Interligado Nacional (SIN). Em junho, por exemplo, o sinal está vermelho em todos os subsistemas porque as termelétricas estão acionadas. Como está em fase de teste não haverá cobrança extra. Só a partir de janeiro de 2014 será calculado o impacto dos novos custos. O consumidor poderá consultar antecipadamente o calendário de acionamento das bandeiras no site do órgão regulador (www.aneel.gov.br).
Fonte: Diario de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário