Coreia do Norte anula pacto de não agressão com Coreia do Sul

Tanques sul-coreanos fazem exercícios de treinamento contra possível ataque norte-coreanoFoto: Ahn Young-joon / APApós as Nações Unidas terem aprovado mais uma série de sanções contra a insistência da Coreia do Norte de dar continuidade a criação de um arsenal nuclear, Pyongyang anulou nesta sexta-feira todos os acordos de não agressão com a vizinha Coreia do Sul. O governo comunista também cortou uma linha direta de comunicação com os Estados Unidos e com Seul, além de reiterar ameaças anteriores.

Em nota divulgada pela agência estatal KCNA, o Comitê pela Reunificação Pacífica da Coreia (CRPK, na sigla em inglês) disse que “derroga todos os acordos de não agressão firmados com a Coreia do Sul”. Um pacto firmado em 1991 fixava que os dois países iriam procurar soluções pacíficas para as disputas e iriam evitar conflitos acidentais. Tal concordância será invalidada a partir da próxima segunda-feira, o mesmo dia em que o governo comunista ameaça por fim ao armistício que encerrou a Guerra da Coreia (1950-1953), mas que nunca se converteu em um tratado de paz definitivo.

A Coreia do Norte acrescentou que tomará represálias “sem piedade” e fará ataques “destrutivos” se o inimigo se intrometer em seu território. As forças armadas norte-coreanas também irão fechar o ponto de intercâmbio de Panmunjom, na suposta zona desmilitarizada, considerada uma das mais militarizadas no mundo.

A declaração norte-coreana foi emitida nesta sexta-feira depois de ter sido divulgada a aprovação nas Nações Unidas de sanções contra a economia e a liderança norte-coreanas, após o terceiro teste nuclear do país.

As medidas dificultam ainda mais as atividades comerciais da Coreia do Norte, criando obstáculos financeiros, aumentando poderes para que outros Estados fiscalizem carregamentos que saem do país e limitando os movimentos diplomáticos dos norte-coreanos pelo mundo. A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, resumiu que as novas punições “incrementam o isolamento norte-coreano e tornam mais caro a líderes do país o desafio à comunidade internacional”.

Já Pyongyang descreveu a decisão da organização como uma prova de que Washington e suas “marionetes de Seul” não desejam um enfrentamento. No entanto, “as relações norte-sul passaram do limite do perigo, já que não podem mais ser reparadas e uma situação muito perigosa prevalece na península, onde poderia ser iniciada uma guerra nuclear”, nas palavras do governo comunista.

Segundo especialistas, há temores de que a tensão crescente na região leve finalmente ao um conflito armado, após semanas de ameaças norte-coreanas. A KCNA salientou que o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, visitou na quinta-feira uma unidade militar localizada nas linhas de frente que participaram de um bombardeio contra a Coreia do Sul em 2010. Durante a inspeção, Kim disse que estava pronto para ir à guerra e que iria ordenar um ataque em todas as frentes contra qualquer provocação.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.