Coreia do Norte religa linha de emergência e retoma diálogo com Seul

A Coreia do Norte reabriu nesta sexta-feira a linha de comunicação da Cruz Vermelha com a vizinha Coreia do Sul, em mais um sinal da retomada das negociações entre os países. No domingo (9), Seul e Pyongyang deverão dialogar sobre o complexo industrial de Kaesong, fechado em abril.

A volta das negociações acontece após três meses de tensão na península Coreana, provocada por ameaças de ataque do regime de Kim Jong-un contra os sul-coreanos e os Estados Unidos. O tom ríspido foi uma resposta a sanções aprovadas na ONU contra o país comunista por causa de um teste nuclear em fevereiro.

Os dois países confirmaram a reabertura da linha, que foi feita por volta das 14h locais (2h em Brasília). A Coreia do Norte parou de responder às chamadas pela linha direta da Cruz Vermelha em março. Outra linha, usada por militares, permanece desligada desde abril.

A proposta de retomada do diálogo foi feita na quinta (6) e aceita por ambos os lados. O primeiro ponto a ser discutido será a volta das atividades no complexo industrial de Kaesong, fechado em abril após a retirada dos 53 mil operários norte-coreanos que atuavam na região.

Inagurada em 2004, a área industrial tem fábricas de 120 empresas sul-coreanas e rende cerca de US$ 480 milhões (R$ 1,01 bilhão) por ano aos norte-coreanos, uma das poucas fontes de recursos para o regime de Kim Jong-un.

A reunião deverá acontecer no domingo (9), ainda sem local definido. Enquanto Pyongyang deseja que o encontro seja no complexo industrial, Seul escolheu a vila de Pammunjon, área de trégua entre os dois países que abriga o local onde fica a linha telefônica da Cruz Vermelha.

REUNIÃO MINISTERIAL

A Coreia do Sul também propôs a realização de outra reunião, desta vez em nível ministerial, na próxima quinta (12), em Seul, para discutir outras questões. Dentre elas, a retomada da cooperação comercial e a volta das visitas das famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953), interrompidas em 2010.

A proposta de Pyongyang e a resposta de Seul abrem o caminho para a retomada do diálogo entre as Coreias. As últimas discussões de trabalho aconteceram em fevereiro de 2011 e a última reunião interministerial em 2007.

A volta das negociações acontece na véspera de uma reunião entre os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da China, Xi Jinping. Pequim é o único grande aliado de Pyongyang e mostrou irritação com o tom belicista usado nas últimas semanas pelo regime de Kim Jong-un.

Apesar do diálogo, analistas sul-coreanos pediram prudência, ao destacar que o conteúdo e o calendário das negociações incluem divergências profundas. Dentre elas, o fim do programa nuclear norte-coreano, do qual Pyongyang diz não querer abrir mão.

Fonte: Folha de S.Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.