Corpo de Chávez não poderá ser embalsamado

O corpo de Hugo Chávez pode não ser embalsamado, como já tinha sido anunciado pelo presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro. Segundo ele, cientistas russos e alemães foram chamados para fazer o procedimento, mas alegaram que o processo deveria ter começado antes para que fosse realizado com sucesso.

– Chegaram cientistas para embalsamar o comandante Chávez, e eles nos dizem que está muito difícil, porque o processo de embalsamamento deveria ter começado imediatamente após a morte, e que agora não se pode mais. Estamos no meio de um processo, um processo delicado. É meu dever avisar a vocês – falou Maduro em um ato público.

A falha no embalsamamento de Hugo Chávez pode representar um revés na política do Estado venezuelano de preservar o corpo do presidente, como fizeram os comunistas com Lênin, na União Soviética, Ho Chi Minh, no Vietnã, e Mao Tsé-tung, na China. Os chavistas têm utilizado o luto de grande parte da população para favorecer a eleição de Maduro, o sucessor apontado por Chávez.

Segundo o governo, o presidente morreu no dia 5 de março, mas há boatos no país de que o anúncio foi feito dias após seu real falecimento. Autoridades venezuelanas se referem constantemente à morte de Chávez como “desaparecimento físico”, evitando usar os termos “morte” ou “falecimento”. Nesta quarta-feira, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, fez um minuto de silêncio em homenagem a Chávez e mencionou sua importância no combate à pobreza e melhoria de vida do povo.

Maduro pediu ao Congresso que votasse uma alteração na Constituição para que o cadáver embalsamado de Chávez fosse exposto no Panteão Nacional, monumento construído pelo comandante em homenagem a Simón Bolívar. O texto prevê que apenas falecidos há mais de 25 anos poderiam ter a honra de ocupar o espaço. Chávez já havia declarado que queria ser enterrado em sua cidade natal, Sabaneta.

Porém, a presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Luisa Estella Morales, disse ontem que a emenda constitucional não modifica a estrutura da norma, mas muda um termo “para facilitar sua aplicação”.

– A letra da Constituição é que se esperaria 25 anos para examinar os méritos da pessoa para ela fosse ao Panteón Nacional, mas o presidente, em seus 58 anos, conseguiu demonstrar méritos suficientes – disse ela.

A eleição está marcada para 14 de abril, e Henrique Capriles será o candidato de oposição, contra Maduro. Analistas dão como certa a vitória do escolhido por Chávez. Já Capriles tomou uma decisão que casou nervosismo entre os apoiadores de Maduro: batizou seu comando de campanha de Simón Bolívar. O de Maduro, claro, se chama Hugo Chávez.

– Decidimos chamar nosso comando de campanha de “Simón Bolívar” em honra ao nosso pai máximo, o Libertador – disse Henry Falcón, chefe do comitê de Henrique Capriles.

Os chavistas demonstraram revolta e responderam sem citar Capriles.

– O povo de Chávez não vai deixar que um grupelho de oligarcas profane o nome do Libertador – disse Maduro.

O presidente em exercício anunciou também que irá contratar uma equipe internacional de especialistas para avaliar se Chávez realmente morreu de câncer ou se foi envenenado, uma suspeita que fora levantada pelo próprio presidente quando do anúncio de sua doença, em 2011.

– Nós iremos buscar a verdade. Temos a intuição de que nosso comandante Chávez foi envenenado pelas forças negras que o queriam fora de seu caminho – declarou o interino.

Segundo o governo, o próprio Henrique Capriles, apesar de ser candidado da oposição, também pode ser alvo de uma conspiração para assassiná-lo. Segundo Maduro, foram detectados planos da ultradireita americana para matar o governador do estado de Miranda. Ele ainda deu os nomes dos supostos funcionários conspiradores, Roger Noriega e Otto Reich, dizendo que ambos trabalharam para o governo de George W. Bush. Em 2012, Chávez também disse a Capriles que sua vida estava em perigo.

Noriega, um ex-secretário de Bush para a América Latina, negou as acusações de Maduro.

– É uma completa falta de noção. Eles chamam você daquilo que eles mesmos são e o acusam de fazer o que fazem. É a forma como operam – disse o americano.

Segundo a campanha de Capriles, ele não se inscreveu como candidato no começo dessa semana porque havia suspeitas de ameaças contra sua vida.

Fonte: Agência O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.