Corpo de Emílio Santiago será velado nesta quarta-feira

O corpo de Emílio Santiago será velado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, a partir das 13h. O cantor, de 66 anos, morreu às 6h30 desta quarta-feira (20) vítima de complicações de um acidente vascular cerebral (AVC). Ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, na zona sul da cidade.

O enterro do artista está marcado para a manhã desta quinta-feira (21), no Memorial do Carmo, Centro do Rio. Emílio Santiago estava internado desde o dia 7, depois de sofrer um AVC isquêmico. O cantor nasceu em 1946, no Rio de Janeiro, e chegou a se formar em direito, mas, depois de participar de festivais e programas de televisão, começou a fazer fama na música.


Lançou seu primeiro álbum, chamado de Emílio Santiago, em 1975 e o último, Só Danço Samba ao Vivo, em 2012, que lhe rendeu um Grammy Latino de melhor álbum de samba/pagode no ano passado. Nesse intervalo, foram quase 30 álbuns. Em 1988, iniciou a série de sete discos chamada Aquarela Brasileira, que vendeu mais de 3 milhões de cópias e com a qual ganhou projeção nacional e internacional.

“Tô meio confuso ainda. A gente tava se programando para passar Semana Santa juntos. Emílio valorizava muito a amizade. A família dele era os amigos. Ele se orgulhava da forma como a gente (os amigos do Recife) vive”, comenta Claudio Manuel, chef do La Comédie, amigo de anos do artista.

A última aparição pública do cantor foi no programa Encontro com Fátima Bernardes, quatro dias antes do internamento. Uma das últimas grandes entrevistas foi concedida ao Viver. Leia aqui:

“Sou igual ao Recife, sou multicultural”, diz Emílio Santiago em entrevista.

Biografia

Emílio Santiago nasceu no Rio de Janeiro, em 1946. Formou-se em direito, mas sua paixão sempre foi a música. Inspirado por ídolos como Cauby Peixoto, Nelson Golçalves e João Gilbertto, começou a participar de festivais e programas de televisão. Em 1973, lançou o primeiro compacto. O primeiro LP veio logo depois, em 1975.

O músico já fazia shows em várias cidades brasileiras quando, em 1988, foi convidado a gravar o primeiro disco da série Aquarela Brasileira. O álbum fez sucesso imediato e consolidou a carreira de Emílio Santiago como cantor.

A série Aquarela Brasileira teve sete volumes e ultrapassou a marca de quatro milhões de cópias vendidas. Após o estouro do projeto, Emílio Santiago fez vários shows no exterior, inclusive na Europa e nos Estados Unidos, recebendo crítica favorável do Jornal New York Times.

Ao longo da carreira, Emílio Santiago gravou 30 discos e quatro DVDs. O último álbum foi Só danço samba (ao vivo), lançado em 2012, junto com um DVD. Antes do AVC, ele estava em turnê, com shows marcados para Rio de Janeiro e Campinas.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.