Corpo de Neruda será exumado em abril para investigar possível assassinato
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O corpo do poeta chileno, Pablo Neruda, será exumado no próximo dia 8 de abril para esclarecer se o prêmio Nobel de Literatura foi realmente assassinado como denunciou seu motorista. Na exumação participarão uma equipe do Serviço Médico Legal (SML) do Chile, uma equipe legista argentina, peritos espanhóis e integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
O desenterro, o segundo realizado aos restos de Neruda, foi ordenado pelo juiz Mario Carroza, que está a cargo do processo aberto após a denúncia de homicídio apresentada pelo Partido Comunista do Chile, ao qual pertencia o autor chileno. Até o início de 2011, a versão oficial sobre a causa da morte de Neruda, ocorrida no dia 23 de setembro de 1973, era um câncer de próstata.
Porém, em maio desse ano, seu antigo motorista, Manuel Araya, denunciou que o poeta recebeu uma injeção letal no hospital onde estava internado, o que suscitou a suspeita que pode ter sido assassinado pelo regime do general Augusto Pinochet.
A denúncia motivou o Partido Comunista a apresentar uma denúncia que foi admitida pela Justiça chilena, que abriu assim uma investigação sobre sua morte. Pablo Neruda está sepultado atualmente junto com sua esposa, Matilde Urrutia, em sua casa museu de Isla Negra, cidade do litoral do Chile situada a 120 quilômetros de Santiago
.
Em dezembro de 1992, os restos de Neruda e Matilde foram exumados do Cemitério Geral de Santiago para serem velados no Salão de Honra do antigo Congresso Nacional e posteriormente foram levados à Isla Negra, como era desejo do poeta.
Os últimos dias do escritor transcorreram paralelos ao golpe militar do general Pinochet contra o governo do socialista Salvador Allende, ocorrido no dia 11 de setembro de 1973. Dois dias depois, no dia 19, foi transferido com urgência de sua casa de Isla Negra a Santiago, onde foi internado na clínica Santa Maria, onde morreu três dias depois.
Fonte: Agência Estado
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário