Crimes por motivo banal são a 2ª causa de assassinatos em PE

1O pavio curto não tem endereço certo: mora na mesma rua, na casa ao lado. Resolver um aborrecimento matando é algo que não cabe na cabeça de ninguém sensato. Mas, com o sangue fervendo, isso – infelizmente – tem acontecido bastante. De acordo com levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público, no Brasil, grande parte dos homicídios é cometida por impulso, num momento de explosão. Esses crimes por motivos banais representam a segunda causa de assassinatos em Pernambuco.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), em 2011, 853 pessoas foram mortas por conflitos em comunidades de Pernambuco. Em 2012, houve 555 mortes desse tipo no estado. Este ano, até agosto, 526 pessoas tinham morrido por causa de brigas nos locais em que viviam, os crimes de proximidade. O titular da SDS, Wilson Damázio, disse que incialmente o Pacto Pela Vida, programa estadual de enfrentamento à violência, mirou nas grandes causas criminais. “Esse trabalho deu resultado na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), mas ainda nos preocupam muito esses crimes de proximidade, aqueles que têm sua motivação ligada à convivência”, afirmou.

Pode ser em qualquer lugar. É comum um engarrafamento tirar a pessoa do sério. E mau humor, estresse… Viram combustíveis pra uma briga.  “A gente nunca sabe a reação do ser humano diante das circunstâncias. Mas o diálogo é a melhor maneira de resolver qualquer situação”, comentou o pastor Pietro Pires. Algumas situações, entretanto, chegam ao extremo. Domingo passado, no bairro de Santa Mônica, em Camaragibe, uma crise de ciúme durante um batizado pode ter causado a morte de duas pessoas.

Providências
Wilson Damázio falou das providências que vêm sendo tomadas contra esse tipo de crime. “Acabamos de lançar a patrulha Maria da Penha. E nossos delegados têm obrigação de, em 48 horas, resolver qualquer questão ligada a ameaças. Também trabalhamos na operação Sossego, visando evitar o som alto, que tem sido causa de conflitos nas comunidades”, enumera.

Lutar ou fugir
O psiquiatra e professor de psicologia Marcus Túlio cita alguns mecanismos internos de defesa para explicar tanta agressividade. Segundo ele, é antigo o instinto de lutar ou fugir diante de uma ameaça. “O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) acompanha o homem desde o período pré-civilizatório, dando energia extra ao homem para lutar ou fugir. Com a civilização, esse sistema não desapareceu, mas os perigos que o disparam hoje não são mais ameaças que vêm da natureza, mas as de ordem simbólica, como amor, desamor, ciúme, vergonha, autoestima…”, esclarece.

De acordo com Marcus Túlio, na falta de lutar ou fugir, a energia se acumula e acaba resultando em agressões. “Não somos potencialmente violentos, entretanto há possibilidade de violência. Qualquer um de nós pode cometer um ato violento em certas circunstâncias. Existem pessoas que têm mais dificuldades de controlar seus impulsos. Por uma estrutura de personalidade, por certos transtornos psicopatológicos, uso de álcool e rancores acumulados podem ter mais facilmente essa expressão”, explica. E lembra ainda que é mais difícil exercer algum controle no momento da explosão. “O sistema nervoso é autônomo, age sozinho portanto. Temos que treinar para começar a exercer esse controle no dia a dia”.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.