Cursos online crescem e são opção de capacitação

Há pouco mais de uma semana, o jovem Jandielson Ferreira, 20, começou a fazer um curso de inglês pela internet. A capacitação, que é gratuita, chamou a atenção dele, que está em busca do primeiro emprego. “Passei três meses pesquisando algum curso bom e decidi fazer este. Espero que tenha um peso grande no meu currículo”, diz. Assim como ele, milhares de pessoas estão buscando na internet formas gratuitas de se capacitar.

Opções não faltam. Com o crescimento da rede, a quantidade de cursos online grátis se multiplicou. São capacitações de curta duração que abrangem diversas áreas, como idiomas, finanças, sustentabilidade e até medicina. Boas alternativas para quem está em busca de aperfeiçoamento em temáticas específicas.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das instituições que disponibilizam cursos gratuitos para os internautas. São mais de 40 capacitações (com carga horária que varia entre 5h e 30h) nas áreas de tecnologia, filosofia, gestão, entre outras. “Fizemos uma experiência e, no primeiro mês de funcionamento, tivemos mais de 70 mil acessos”, informa o diretor executivo do FGV Online Stavros Xanthopoylos.

Segundo ele, a ideia é atender à demanda da crescente classe C, que cada vez mais tem procurado se aperfeiçoar. “A maioria dos nossos alunos têm uma renda de até R$ 2 mil, estão com idade entre 25 e 35 anos”, informa o diretor. E as mulheres são maioria: cerca de 57% dos alunos são composto pelo público feminino. Atualmente são registrados cerca de 800 mil acessos a cada mês “O conteúdo das aulas é composto por compilações das nossas capacitações tradicionais, que são pagas”, explica Stavros. Apesar da alta procura, apenas 15% das pessoas que se inscrevem conseguem imprimir o certificado.

Com mais de 500 opções de cursos, o grupo iPED atua no mercado desde 2001. “Percebemos que a internet estava crescendo e decidimos apostar no ramo”, lembra o diretor da instituição, Fábio Neves. Além das capacitações gratuitas, que têm carga horária de 20h, há cursos pagos. “Nos dois últimos anos dobramos a quantidade de capacitações, e hoje temos cerca de 1,3 milhão de alunos em todo o país”, diz Fábio. As opções contemplam áreas como enfermagem, turismo, odontologia, veterinária, entre outras.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também oferece cursos, que são voltados para a área de empreendedorismo. “Para este ano, já temos mais de 80 mil inscritos”, informa a gerente de Educação e Orientação do Sebrae-PE, Izabel Noblat. Segundo ela, os cursos atingem não apenas os empreendedores, mas estudantes que ainda estão na faculdade e desejam saber mais sobre o mundo do empreendedorismo. “A procura é muito grande, e temos a previsão de ampliar alguns de nossos cursos”, diz.

Com quatro cursos online sobre mercado de ações, finanças pessoais e investimentos, a Bovespa também atua no segmento desde 2010. “Cerca de 7 mil pessoas fazem as capacitações todos os meses”, garante a gerente do Instituto Educacional Educacional BM&FBOVESPA. Para ela, as aulas ajudam os alunos a compreenderem melhor o mercado financeiro, além de mudar a forma como eles lidam com o dinheiro.

Cursos nem sempre são diferenciais

“Quem faz uma capacitação pela internet não pode se apegar apenas a isso. Elas são importantes, mas sozinhas não têm tanto peso no currículo”, alerta a diretora de projetos especiais da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Pernambuco (ABRH-PE), Ana Carla Cantarelli. Segundo ela, é imprescindível que os alunos tenham como colocar em prática aquilo que aprenderam na tela.

O ideal, de acordo com a diretora, é que os profissionais escolham cursos que estejam relacionados a sua área de atuação. “Não adianta fazer milhares de capacitações se você não vai ter como aplicar aquilo no seu dia a dia”, diz. Nesse sentido, é bom pensar duas vezes antes de fazer a escolha.

Foi o que fez a auxiliar administrativa Alexsandra Silva, 28. “Desde janeiro, já fiz três cursos que estão ligados a minha área de atuação”, afirma. Segundo ela, depois das capacitações, o comportamento no ambiente de trabalho melhorou. “Agora, consigo expor minhas ideias de forma mais embasada e, principalmente, tenho consciência das tomadas de decisões feitas pela empresa”, comemora.

“Cursos de instituições reconhecidas nacionalmente sempre agregam valor ao currículo”, diz a professora de gestão de pessoas da Faculdade Boa Viagem (FBV), Simone Costa. Para ela, é importante que os alunos prestem atenção na entidade que está promovendo aquela capacitação e, principalmente, se há emissão de certificados. “É preciso que as pessoas estejam focadas na qualidade dessa modalidade de ensino”, finaliza.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.