Defesa Civil interdita parte de obra do estádio do Palmeiras após acidente

Uma parte da obra da Arena Palestra, na Zona Oeste de São Paulo, foi interditada pela Defesa Civil na tarde desta segunda-feira (15) após o desabamento na arquibancada que matou um operário e feriu outro.

Segundo o coronel Jair Paca de Lima, coordenador da Defesa Civil de São Paulo, 4,8 mil metros quadrados foram interditados. A área corresponde a 10% do total da obra, e vai do setor 20 ao 32.

Segundo Paca, a obra ficará paralisada nesta segunda-feira. Ele não soube informar se na terça-feira (15) os trabalhos de reforma e ampliação da arena serão retomados na área que não foi interditada.

“Nós acreditamos em fatalidade porque é uma obra que até o presente momento não tinha apresentado grandes problemas. Estava conversando com o engenheiro, já tinham feito vistorias anteriores e não haviam detectado problemas”, disse Paca.

“A laje é praticamente compartimentada. Qualquer algo de mais grave que venha a ocorrer nesse local que foi interditado, qualquer acidente, não viria a afetar as demais partes da obra”, disse Paca.

Em nota, a construtora WTorre informou que as vítimas eram funcionárias de empresas contratadas pela empreiteira. “A WTorre Engenharia e Construção S/A já colocou à disposição dos familiares das vítimas todo a assistência necessária. As causas do acidente estão sob investigação, e ainda não é possível apontar os motivos da ocorrência”, diz o texto.

Até as 13h30, o corpo do operário não havia sido retirado do estádio à espera da perícia. A outra vítima do desabamento foi levada para a Santa Casa de Misericórdia. Segundo o hospital, Crispiniano Santos, de 22 anos, teve escoriações leves na região lombar e uma contusão no ombro.

Duas câmeras realizavam a transmissão em tempo real das obras de reforma e ampliação da nova Arena Palestra no site do estádio. Entretanto, as imagens deixaram de ser exibidas nesta tarde.

As obras do estádio começaram em outubro de 2010. O Corpo de Bombeiros informa que,  mesmo durante a reforma, a construtora já havia dado entrada no pedido de análise técnica pela corporação e não havia irregularidades. Segundo funcionários da Subprefeitura da Lapa, a documentação da obra está em dia.

Em fevereiro, os responsáveis pela obra informaram que a previsão de entrega do novo estádio era no fim deste ano. A capacidade do novo estádio do Palmeiras será de aproximadamente 45 mil pessoas.

Por conta da movimentação no entorno do estádio, a faixa da direita no sentido bairro da Avenida Francisco Matarazzo foi interditada, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Ação do MP
Em julho de 2011, o promotor José Carlos de Freitas, da Promotoria da Habitação e Urbanismo do Ministério Público de São Paulo, enviou à Justiça uma ação civil pública que pedia a concessão de uma liminar para a imediata paralisação das obras da nova arena do Palmeiras.

O MP pretendia “evitar a concretização de dano ambiental e urbanístico irreversível com a impermeabilização de área maior que a permitida pela legislação”. A Justiça negou o pedido do MP.

Construtora lamenta
A WTorre divulgou nota nesta segunda-feira lamentando o ocorrido. Leia a íntegra da nota:

“A WTorre Engenharia e Construção S/A lamenta informar que na manhã desta segunda-feira um acidente nas instalações da Nova Arena Palmeiras causou a morte de um operário vinculado a uma das empresas prestadoras de serviço no empreendimento. Na oportunidade, um outro trabalhador teve escoriações leves e está sob cuidados médicos.

A WTorre Engenharia e Construção S/A já colocou à disposição dos familiares das vítimas todo a assistência necessária.

As causas do acidente estão sob investigação, e ainda não é possível apontar os motivos da ocorrência.

Tão logo tenha informações mais detalhadas sobre o fato, a WTorre Engenharia e Construção S/A vai torná-las disponíveis à opinião pública.”

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.