Denúncia de maus-tratos na Colônia Penal Feminina do Recife

Violência, comida estragada e humilhações. Mais uma vez, uma unidade de ressocialização de Pernambuco é alvo de denúncias de maus-tratos. Mães de detentas que cumprem pena na Colônia Penal Feminina do Recife estão denunciando o tratamento que as filhas recebem. Uma mulher de 60 anos, que prefere não se identificar, diz que a filha relata todo tipo de violência. “As refeições são servidas com bichos, tapurus, tem até pedaço de frango ainda com penas. A água que elas bebem fica em um reservatório em que pombos defecam. Se as famílias levam comida ou água para elas, as coisas são jogadas fora. Não há condições de higiene, são celas de 25 metros quadrados com 32 mulheres”, desabafou a mãe de reeducanda.

A ouvidora central do sistema penitenciário da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cibele Lopes, confirma que recebeu algumas denúncias a respeito da Colônia Feminina, sendo a última sobre um surto de diarreia na unidade. “A Gerência de Saúde já tomou ciência deste problema, mas ele já está sendo equacionado e não chegou a gerar nenhum quadro de desnutrição nas detentas”, pontuou. Cibele afirmou ainda que outras denúncias estão sendo investigadas pela Inteligência da Secretaria de ressocializaçã (Seres). “Queremos deixar claro para a população que a política de Governo não é a da tortura. Estamos combatendo a prática da tortura dentro das unidades e, para isso, contamos com a população, que tem que saber que deve, sim, nos procurar. Levar esse tipo de crime a público é exercer cidadania e cobrar direitos”, alertou a ouvidora, que garantiu o anonimato das informações.

A mãe da detenta contou ainda que não tem mais paz. “Na semana pas­sada houve uma informação de que haveria um telefone em um dos pavilhões. Quan­do eles foram fazer as revistas, rasgaram as roupas das detentas, jogaram água sanitária em cima”, relatou ela, acrescentando ainda que as cenas de violência são comuns. “As meninas levam coronhadas, são ameaçadas com armas de alto calibre na cabeça. Aquilo é um submundo. Ali não tem reeducando, as meninas são maltratadas para virarem monstros. Eu sei que tem pessoas criminosas, mas elas já estão pagando pelo que fizeram”.

O superintendente de Segurança Penitenciária da Secretaria de Ressocialização (Seres), coronel Cliton Pai­va, afirmou que desconhece as denúncias, mas que elas serão investigadas ca­so a caso. “A comida de to­das as unidades é boa qualidade, temos, inclusive, nutricionistas. Em relação aos maus tratos, vamos investigar e caso esses relatos sejam confirmados, abriremos sindicância para apurar tudo com rigor. A secretaria não admite esse tipo de comportamento dos seus funcionários”.

Qualquer pessoa que precise fazer uma denúncia sobre o sistema carcerário pode procurar o Ministério Público. “O denunciante será ouvido e vamos iniciar um procedimento para apurar o caso e cobrar providências para sanar ou minimizar a situação. Sabemos que não só no Estado, mas em todo o Brasil, o sistema carcerário é um grave problema. As famílias têm que denunciar”, informou o promotor da Segunda Vara de Execuções Penais, Marcellus Ugiettes.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.