Depois de combater enchentes, Palmares, PE, também enfrenta seca

Em Pernambuco, não são somente as cidades do Sertão e Agreste que estão sofrendo com os problemas trazidos pela estiagem prolongada. Ao todo, 122 municípios já tiveram os decretos de situação de emergência reconhecidos pelo Governo Federal. Até a cidade de Palmares, na Mata Sul, que já sofreu tanto com enchentes, agora enfrenta a seca. Em 2010 e 2011, a cidade foi destruída pelas cheias do Rio Una, que ficou 10 metros acima do nível normal e deixou milhares de pessoas desabrigadas.

Os estragos puderam ser vistos em vários pontos da cidade. Atualmente, a Barragem de Santo Antônio, com capacidade para 300 mil litros de água, só tem 20 mil. A principal fonte de abastecimento da área rural está apenas com 50 centímetros de profundidade.

O pluviômetro do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) mostra que o nível de chuva em Palmaresestá fraco desde outubro do ano passado. De acordo com o gerente regional do Instituto, Clélio Queiroz, o fato é inédito. “É a primeira vez que isso está acontecendo nos últimos 30 anos nesse município. Temos mananciais que abastecem a cidade com uma lâmina de água bastante reduzida. Isso é preocupante, porque se a chuva não voltar com regularidade, certamente vamos ter colapso de abastecimento de água também aqui na Zona da Mata”, alerta o gerente.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Palmares, normalmente são liberados 500 m³ de água para a população, mas atualmente apenas 10% dessa capacidade é fornecida. Se o abastecimento fosse feito como antigamente, a barragem estaria seca em aproximadamente duas horas. O presidente do Saae em Palmares, Paulo Germano, explica que várias ações estão sendo realizadas para combater os efeitos da seca e manter a população abastecida. “Estamos colocando caros pipa e caminhões pipa, algo que nunca aconteceu em Palmares, para distribuir na parte alta. Na parte baixa, estamos economizando, soltando água dia sim, dia não”, afirma o presidente.

Mesmo ao lado da barragem, falta água na escola onde Andréia Gonçalves ensina. “Fica complicado para fazer merenda, limpar escola, limpar banheiros e até na higiene das crianças”, diz a professora. A Prefeitura do município já afirmou que vai tomar medidas drásticas caso a seca continue dessa maneira. Segundo o prefeito de Palmares, João Bezerra, está sendo feito um levantamento de águas nascentes próximas ao local. “Se isso não resolver, vamos tomar medidas extremas, puxar água do Rio Una para nossa estação de tratamento e investir em produtos químicos para que a água chegue própria para o consumo humano em nossa cidade”, diz.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.