Depois de fraude no leite, governo amplia fiscalização em todo o país e confirma novos casos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Ministério da Agricultura afirmou nesta sexta-feira (10) que, desde a operação que identificou adulteração no leite UHT produzido no Rio Grande do Sul, houve ampliação nos parâmetros de análise do produto em todo o país.
O ministério também confirmou mais duas amostras, de um total de 30 coletadas durante a Operação Leite Compensado, que apresentaram resultado positivo para formol.
As duas amostras contaminadas somam 28 mil litros de leite que continham formol, uma delas com 20 mil litros de leite, a outra com 8.000.
As amostras de leite cru não tem necessariamente vinculação com as indústrias já investigadas. As coletas foram feitas nos postos de refrigeração que compram do produtor e vendem para a indústria nas cidades gaúchas de Crissiumal e Selbach, nas empresas Líder Alimentos do Brasil e Cooperativa Taquarense. Foi corrigida a informação dada anteriormente de que a Guaporé estaria entre as que tiveram amostras com problemas.
De acordo com o ministério, as amostras de leite adulterado foram descartadas. Como elas nem chegaram à indústria que processa o produto, não há risco para o consumidor.
As duas empresas foram interditadas por tempo indeterminado e vão ser autuadas. As punições podem variar de multa até o cancelamento de registro no ministério, o que as impediria de vender o produto em território nacional.
Nenhum comentário