Desafio do Recife e de Olinda é garantir futuro inclusivo, diz consultor
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Cultura, potencial e beleza: Recife e Olinda têm de sobra. É o que pensa o arquiteto e consultor de empresas Francisco Cunha, estudioso das duas cidades. Para ele, ambas vivem um momento de grandes desafios e, ao mesmo tempo, grandes oportunidades para os cerca de 2 milhões de habitantes. Um dos principais motivos é o dinamismo da economia de um estado que cresce mais que o Brasil.
“Recife e Olinda estão no centro do Nordeste, de uma região econômica que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresce dois pontos percentuais acima do Brasil. E Pernambuco cresce mais que o Nordeste”, afirma o arquiteto. No entanto, a realidade atual corresponde a um momento de transição e, como toda mudança, traz benefícios e dificuldades que precisam ser vencidas.
Durante muito tempo, as duas cidades faziam parte da ebulição econômica do país. Olinda já foi a cidade mais rica do hemisfério sul e o Recife abrigava o porto. “As duas cidades têm grande vocação, ancorada na história comum das duas”, diz Francisco. No entanto, depois da glória, houve um período de baixa histórica onde a centralidade econômica do país foi para a região Sul, o que pode ser um dos fatores para tanto desemprego e desigualdade social. “Vivemos séculos de abandono, mas este é o momento da virada. Precisamos transformar as duas cidades no que elas têm de grande. Elas têm capacidade de ser referência para o Brasil e para o mundo”, diz o arquiteto.
“O Nordeste é a região que tem mais pobres do Brasil. Esse novo surto de desenvolvimento e crescimento econômico provoca um adensamento da cidade, que vemos na quantidade de carros e na pressão sobre a infraestutura”, analisa o consultor. Para ele, este é o grande desafio das duas cidades: resgatar o povo do abandono econômico e garantir um futuro inclusivo.
“É o que podemos aproveitar com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, que vem em seguida. Justamente a melhoria na infraestrutura. As cidades estão cheias de obras que atrapalham a vida de todo mundo, mas ao mesmo tempo trabalham para melhorar a vida da população”, diz. Francisco Cunha aponta: “É essa é a grande oportunidade”.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário