Desafio triplo na saúde

Procape pode atender 33 pessoas, mas na quinta-feira havia 80 pacientes na emergência / Hélia Scheppa/JC ImagemO complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) tem novo superintendente. O cirurgião cardíaco Ricardo Lima foi eleito pelo conselho universitário para o cargo com a missão de resolver velhos problemas das unidades que compõem o integrado: Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape). Superlotação, déficit de médicos, baixo financiamento e problemas estruturais atingem até o Procape, mais novo integrante do complexo. A unidade sofre com falta de pessoal e alta demanda. Pacientes se acumulam em macas e cadeiras ao longo dos corredores da emergência.

Com sete anos de funcionamento, o Procape é referência no tratamento cardiovascular do Estado. Por dia, cerca de 80 pessoas dão entrada na emergência. A ala conta com apenas 33 leitos. Funciona constantemente acima da sua capacidade. Macas e poltronas tomam conta dos corredores. Leitos improvisados ficam colados uns aos outros, sem espaço ou privacidade entre os pacientes. Muitos ainda têm que esperar dias por um exame ou um quarto.

O estampador Joaci Alves, 58 anos, por exemplo, sofreu um infarto e, em uma cadeira reclinável, espera há dois dias por um cateterismo. Na quinta, estava em jejum há 12 horas aguardando o exame. “Ontem não tinha vaga, por isso tive que esperar. Não posso dizer que o atendimento é ruim, mas a estrutura é. Como podemos ficar 48 horas sentados em uma cadeira depois de um infarto? E essa cadeira está quebrada, é desconfortável”, revelou.

Nos outros andares, os problemas são menos visíveis, mas nem por isso menos graves. Os quartos estão sempre ocupados e os médicos tentam dar alta o mais rapidamente possível aos pacientes para ceder espaço àqueles que estão amontoados. Além disso, as UTIs pós-operatória e pediátrica estão com leitos desativados porque não há médicos. A falta de pessoal também deixa os que precisam de consultas ambulatoriais esperando quase um mês para conseguir vaga e mais três meses para ser atendido.

O diretor do Procape, Sérgio Montenegro, diz que o hospital sofre com superlotação desde a inauguração, em 2006. “O Procape é a maior referência do Estado no tratamento de doenças cardiovasculares, por isso é muito procurado e acaba sobrecarregado. Essa não é a acomodação que gostaríamos de oferecer, mas também não podemos deixar de atender. Assim é ruim, mas é melhor que ficar sem tratamento”, declarou.

Montenegro lembrou que a UPE realizou concurso público para resolver o problema de falta de médicos. Os sete aprovados foram nomeados e devem assumir até o fim do mês. Além disso, uma seleção simplificada está sendo feita para chamar 80 servidores. Hoje, 244 médicos e 28 residentes trabalham no Procape. Por mês, são 4.900 consultas e 2.900 atendimentos emergenciais.

Os problemas do Procape não são os únicos desafios do superintendente. No Oswaldo Cruz, pavilhões inteiros estão fechados por causa de infiltrações e falhas no sistema elétrico. Sem condições adequadas, muitos médicos entregaram seus cargos nos últimos meses. Pacientes sofrem com falta de leitos e atendimento.

O diretor do Huoc, Emanuel Fraga, está no cargo há apenas uma semana e confessou que a situação é caótica. Mas lembrou que a UPE está realizando seleção simplificada para 265 profissionais e estuda reformas em caráter emergencial.

Já o Cisam está com a maternidade fechada desde março de 2012 por problemas estruturais. A reforma deveria ter sido finalizada em abril, mas as obras foram interrompidas e só devem acabar no fim deste mês.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.