Desafios, crescimento profissional e pessoal
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A natureza tem muitas leis e uma delas é que tudo o que nela existe, precisa crescer ou desaparecer. Ou seja, precisa mudar, adaptar-se, evoluir ou, seguramente, irá sucumbir, perecer e morrer.
Assim são as empresas, assim são as pessoas. Como empresas, todas estão fadadas a um desses quatro destinos: desaparecer, sobreviver, crescer ou se perpetuar. Como pessoas, podemos aceitar o fato de que o crescimento pessoal precede e sustenta o crescimento profissional. Também podemos aceitar o fato de que todo ser humano nasce com potencial de crescer e se desenvolver.
O filósofo Mario Sergio Cortella em um de seus livros diz que “não nascemos prontos” e de forma singular relata a nossa caminhada para uma formação, criação e renovação pessoal. Em um mundo de constante mudança, de evolução e regressão, numa busca desenfreada de ser o melhor, o maior, o primeiro, em um mercado cada vez mais competitivo, com volume de informações diárias gigantescas, de clientes mais esclarecidos, o fator crescimento individual tem seu peso.
O crescimento profissional depende da capacidade de combinar potenciais pessoais com a aquisição de novos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e incorporação de atitudes, de modo a possibilitar uma contínua adequação das práticas aos desafios da vida profissional.
A mão de obra qualificada é a base para que o país continue a crescer. E todo mundo ganha com isso. Os benefícios vão além de empregos, representam um crescimento profissional e pessoal. Assim, o país que investe na qualificação profissional se torna um país com força de trabalho de qualidade e o trabalhador consegue mudar sua realidade e melhorar a vida.
Viver bem exige dinamismo, adaptação às mudanças. Esses fatores que nos levam a uma busca contínua por desenvolvimento, crescimento e aperfeiçoamento. Os desafios constantes com os quais nos deparamos no nosso dia-a-dia fazem com que cresçamos a cada obstáculo transposto. Acreditar em si mesmo é uma atitude propícia para desencadear um processo mais potente de desenvolvimento e
aperfeiçoamento pessoal. Acreditar e agir são as molas mestras do conseguir.
O crescimento pessoal e profissional caminham juntos. Um depende do outro para existir. Foi-se o tempo de conceitos onde para crescer profissionalmente era preciso abrir mão de si mesmo. Estamos literalmente na era onde tudo esta conectado: conhecimentos, vivências, pessoas e conquistas. Uma época em que as pessoas buscam, e merecem a satisfação em todo referenciais da vida.
GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina. É Deputado desde 1982.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário