Descoberto número inédito de buracos negros em galáxia
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
São Paulo – Cientistas encontraram uma quantidade inédita de buracos negros na galáxia de Andrômeda, uma das mais próximas da Via Láctea. A descoberta foi possível a partir da análise de observações feitas com o Telescópio Espacial Chandra, da Nasa, agência espacial americana, ao longo de 13 anos.
Com base em 152 observações, os astrônomos identificaram 26 possíveis buracos negros. Este é considerado o maior número já descoberto em uma galáxia que não seja a Via Láctea. E os pesquisadores acreditam que a quantidade deve ser ainda maior.
A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge. Robin Barnard, líder da equipe, afirmou em nota que a equipe está empolgada por encontrar tanto buracos negros em Andrômeda. Mas esta parece ser apenas “a ponta do iceberg”. Para Barnard, a maior parte dos buracos negros não tem companhias e são invisíveis para nós.
Esses candidatos detectados pelos pesquisadores pertecem à categoria dos buracos negros estelares. Eles se formaram a partir da morte de estrelas massivas em colapso e têm entre cinco e 10 vezes a massa do Sol.
A imagem acima do Chandra mostra 28 dos 35 possíveis buracos negros. Sete deles estão a menos de mil anos-luz do centro da galáxia de Andrômeda. Isso é mais do que o número de candidatos com propriedades semelhantes localizados perto do centro da Via Láctea. Mas esse número não surpreende os astrônomos porque a quantidade de estrelas no centro de Andrômeda é maior, o que permite a formação de mais buracos negros.
Andrômeda é uma galáxia espiral com o mesmo tamanho da Via Láctea e localizada a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância. Astrônomos consideram que a Via-Láctea e a galáxia de Andrômeda vão colidir daqui a quatro bilhões de anos. Isso deve fazer com que todos os buracos negros em ambas as galáxias residam na grande galáxia elíptica que resultar dessa fusão.
Fonte: Info
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário