Desoneração do PIS/COFINS, pelo menos por enquanto, não vai provocar redução da passagem de ônibus no Grande Recife

Foto: Hélia ScheppaOficialmente ninguém falava nada. Nem os empresários de ônibus da Região Metropolitana do Recife, operadores de um setor que gera R$ 60 milhões por mês, nem o governo de Pernambuco. Mas na manhã desta sexta-feira (7/6)  o governador Eduardo Campos confirmou o que o empresariado, extraoficialmente, torcia: a desoneração do PIS/COFINS que incide sobre as tarifas de transporte coletivo urbano em todo o País, determinada pelo governo federal a partir deste mês, não vai provocar a redução das passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife. “Desde que assumi o governo do Estado determinei que as passagens seriam reajustadas apenas pelo IPCA, uma única vez ao ano. Nada mais, nada menos. Então essa determinação vale mesmo com a desoneração do governo federal. Somente em janeiro, quando formos rever a tarifa, é que iremos considerar essa isenção. Não faremos antes”, afirmou o governador durante a inauguração da primeira etapa do novo Terminal Integrado do Barro, que faz parte do SEI.

Na época em que a desoneração foi anunciada, o governo do Estado silenciou. Mas nos bastidores do setor se configurava uma nova queda de braço porque os empresários entendem que, se fossem obrigados a repassar a isenção para a passagem, o governo deveria, então, sentar e rever toda a tarifa, especialmente agora, quando se aproxima o dissídio dos rodoviários e um reajuste salarial é certo. O dissídio da categoria é em julho e os boatos de greve de ônibus já começaram.

Afinal, foi o próprio governo Eduardo Campos que, desde a primeira gestão, estipulou que os aumentos da tarifa do transporte público feito por ônibus aconteceriam uma única vez ao ano – no mês de janeiro – e seguindo o percentual do IPCA.  Agora, com o ganho de 3,65% – percentual do PIS/COFINS que incide sobre a folha de pagamento -, o setor empresarial quer valer a mesma regra criada e seguida à risca pelo governo pernambucano. E pelo jeito a estratégia está dando certo, já que o governo não se pronunciou na época da desoneração e, nesta sexta, questionado pela imprensa, Eduardo Campos confirmou que só discute reajuste ou redução de tarifa em janeiro.
Há, ainda, quem faça a leitura política do processo: Eduardo Campos não quis forçar os empresários de ônibus a repassar a desoneração para o preço da passagem porque não quis popularizar a popular iniciativa da presidente Dilma Rousseff, já que ensaia uma candidatura à Presidência da República no próximo ano.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.