Dia do pão: campanha De olho na validade vai chegar às padarias
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Quem quer pão? Quem quer pão? Quem quer pão? Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho…
Nesta quarta-feira, 16 de outubro, é comemorado o Dia do Pão. Como acontece todos os anos, a Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco (AIPP), em parceria com o Sindipão e Coopancosi, fará um ato no Pátio do Carmo, a partir das 6h, para marcar o aniversário. Serão distribuídos 30 mil pães.
Mas neste ano tem mais uma coisa. A AIPP e o Procon Pernambuco vão assinar, durante o evento, o convênio para a campanha De olho na validade nas padarias. É a mesma que existe desde 2012 nos supermercados. O consumidor acaba funcionando com uma espécie de fiscal do Procon.
O negócio é o seguinte: quem achar algum produto fora da data de validade sendo vendido deve receber o mesmo item, dentro da validade, de graça. Segundo o Procon, se o estabelecimento não tiver o produto idêntico, o cliente recebe um produto similar. E se não tiver similar, o consumidor escolhe um produto da mesma seção do produto que estava vencido.
José Rangel, que é coordenador geral do Procon-PE e nesta quarta vai madrugar para chegar ao Pátio do Carmo às 6h, garante que a troca vai valer para qualquer produto vendido nas padarias. Pode ser um enlatado, um queijo, um iogurte. Cerca de 300 padarias no estado devem participar da campanha, que vai entrar em vigor a partir de janeiro de 2014.
“O que se pretende é dar uma alternativa ao consumidor. A função institucional do Procon, que é fiscalizar e autuar, continuará existindo. Mas o Procon não pode estar em todas as padarias ao mesmo tempo. Por isso, o consumidor entra como um parceiro. Se encontrar um produto fora de validade, aponta o erro para o comerciante e tem direito a receber um de graça.”
Rangel destaca também que, como ninguém quer dar produto de graça, os estabelecimentos certamente vão ter mais cuidado com o que colocam à venda e deixam nas prateleiras. Detalhe: se a pessoa comprar um produto e perceber depois que ele estava fora da validade, tem direito a fazer a troca. Isso está no Código de Defesa do Consumidor.
Voltando a falar exclusivamente sobre pão, o brasileiro consumiu, em média, 34,09 quilos de pão de trigo no ano passado. Isso inclui o pão branco e o integral, com grãos, etc e tal. Segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP), o Brasil é o quinto país da América Latina que mais consome o produto. O primeiro é o Chilo, com uma média per capita 98 quilos.
Ainda segundo o levantamento da ABIP, 83% dos pães consumidos no Brasil são artesanais (46% é pão francês) e 17% são os pães industrializados.
Fonte: Diario de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário