‘Dia histórico’, diz Padilha sobre a retomada da produção de insulina

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta terça-feira (16), ao anunciar a retomada de produção de insulina no país, que o dia é “histórico”. De acordo com o ministro, o Brasil vai ser o quarto país no mundo a produzir o medicamento, que é usado para o tratamento de diabetes. Ele afirmou que a partir de 2014, os pacientes poderão encontrar nas farmácias caixas de insulina “made in Brasil”.

“Hoje é um dia histórico na retomada da produção nacional. Estamos mostrando a importância de um país continental como o Brasil ter sua própria produção de insulina, que vai ser importante para a saúde e para a economia. A retomada vai permitir que possamos reequilibrar preço e competir. Com a decisão, nosso país volta a fazer parte do seleto grupo de agora de 4 países em todo o mundo que produzem insulina”, afirmou o ministro em discurso em Minas Gerais, onde vai funcionar o laboratório de insulina nacional.

A produção nacional de insulina foi interrompida em 1999, quando a Biobrás, laboratório que produzia a substância e a fornecia ao SUS, foi vendido a um grupo multinacional. Desde então, o Brasil passou a depender de importações.

“Toda vez que a gente tem mais produtores, mais países participando da produção, mais empresas, aumenta a competição. O aumento da competição reduz preço. Tanto para o Ministério da Saúde, como reduz preço também pro consumidor”, disse Padilha.

O Ministério da Saúde tem expectativa de economizar com a retomada da produção na insulina no Brasil, mas ainda não tem uma estimativa de quanto essa economia vai representar em números. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, esse valor só será conhecido quando a produção começar, pois o preço da insulina está sujeito a muitas variáveis.

Padilha ressaltou que a produção do medicamento, além de estimular a inovação tecnológica no país, vai garantir “segurança aos pacientes”. “Com um mercado em que apenas três países detêm a tecnologia [de produção de insulina], permanentemente a oferta de insulina no nosso país fica sob pressão”, afirmou. “Às vezes, a insulina que é produzida fora do país, o transporte, a dificuldade de vinda, qualquer decisão estratégica de uma empresa, de parar e produzir, ia levar uma insegurança do fornecimento de insulina no Brasil”, explicou.

O ministro disse também que um dos fatores que viabilizam a produção nacional de insulina é a facilidade de acesso que os pacientes têm aos medicamentos, por meio de programas do governo federal, como a Farmácia Popular.

“Uma coisa que torna viável empresários mineiros voltarem a produzir insulina no Brasil é que a Farmácia Popular da presidente Dilma sustenta a produção […]Hoje 1 milhão de pessoas utilizam insulina do sistema público de saúde. Esse mercado permite que o investimento no Brasil seja sustentável para produzir no Brasil e também ocupar mercados na América Latina e outros países.”

De acordo com Padilha, a insulina produzida no Brasil estará disponível aos pacientes a partir de 2014. “Daqui a poucos momentos, em 2014, o povo brasileiro pode ter nas farmácias uma caixinha ali de insulina dizendo ‘made in Brasil, made in Minas Gerais'”, disse.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.