Dia Nacional de Luta em Pernambuco espera reunir mais de 60 mil trabalhadores nas ruas

multidao_470Dois atos irão marcar o Dia Nacional de Luta do Trabalhador em Pernambuco nesta quinta-feira (11). O primeiro será pela manhã, no Complexo Portuário de Suape. À tarde, a partir das 14h, os trabalhadores se reúnem na Praça do Derby, área Central do Recife, de onde saem em caminhada até a Assembleia Legislativa (Alepe), na Boa Vista, para entregar uma pauta com reivindicações nacionais e locais.

As sete centrais sindicais que organizam o movimento no Estado juntamente com a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE) esperam reunir pelo menos 60 mil pessoas nas manifestações. Para o ato no Complexo Portuário de Suape, as centrais sindicais usarão carros de som para convocar os trabalhadores nas três entradas principais de acesso ao complexo, a partir das 7h. A manifestação será encerrada às 10h, na Curva do Boi, em frente à Fábrica da PTA.

No Recife, os manifestantes sairão da Praça do Derby em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista até a sede da Alepe, onde será entregue uma pauta de reivindicação nacional, além de uma carta aberta com reivindicações locais na área de saúde, educação e transporte público.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que agentes de trânsito estarão de prontidão na concentração e em alguns pontos do percurso. Bloqueios itinerantes também serão realizados, caso necessário.

Segundo os organizadores, vários sindicatos confirmaram adesão ao movimento. Em relação ao ensino superior, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) confirmou que os professores da UFPE e UFRPE irão paralisar as atividades na quinta. A partir das 9h, haverá um protesto em frente à entrada do campus para reivindicar melhores condições de trabalho para o ensino superior.

SEGURANÇA – A Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou 1.300 policiais e bombeiros para atuarem no esquema de segurança montado para o Dia Nacional de Luta em Pernambuco. Equipes dos Batalhões de Área e das Unidades Especializadas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil estarão no primeiro momento no Porto de Suape, onde haverá assembleia de várias categorias de trabalhadores pela manhã. À tarde, o trabalho será no Recife, quando os policiais vão estar distribuídos no percurso da passeata que sairá da Praça do Derby em direção ao Pátio do Carmo, no Centro da capital pernambucana.

SAÚDE – Embora a Secretaria de Saúde de Pernambuco afirme que os hospitais públicos do Estado irão funcionar normalmente nesta quinta, a diretoria do Sindicato dos Servidores da Saúde de Pernambuco (Sindsaúde-PE) anunciou que os profissionais devem participar da paralisação nacional de 24h em apoio ao Dia de Luta dos Trabalhadores. Serão suspensos todos os serviços ambulatoriais e eletivos em hospitais e postos da rede pública.

COMÉRCIO – 
De acordo com Sindicato dos Comerciários, a categoria vai participar do ato, principalmente os trabalhadores dos estabelecimentos do Centro do Recife, por onde deverá passar a manisfetação. Entretanto, diante da iminência de paralisação, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Bens e Serviços do Recife (Sindilojas) divulgaram nota nesta quarta-feira (10), orientando as empresas do comércio da cidade a funcionar normalmente na ocasião. “Tendo em vista as perdas sofridas pelo setor nas últimas semanas, por conta da greve dos rodoviários e outras manifestações, a sugestão é uma forma de salvaguardar os resultados das empresas e a remuneração dos comerciários, evitando dessa forma novos prejuízos”, traz a nota.

» Dia Nacional de Lutas em Natal será unificado com a #RevoltadoBusão e movimentos sociais
» Ônibus serão recolhidos e trens reduzem viagens durante mobilização nesta quinta em Natal
» PM garante circulação dos ônibus e abertura das lojas em Natal durante manifestação na quinta

BANCO –  O Sindicato dos Bancários informou que a categoria apoia o ato e deve ocorrer paralisações também com foco nas agências do Centro.

TRANSPORTE – Em relação aos rodoviários, que encerraram uma greve considerada ilegal na semana passada, o sindicato da categoria informou que motoristas e cobradores deverão trabalhar normalmente, assim como os metroviários.

O Sindicato dos Metroviários confirmou que a categoria não vai parar nesta quinta. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) também divulgou nota informando que todas as estações e trens da Linha Centro e da Linha Sul funcionarão normalmente nesta quinta, das 5h às 23h.

ORGANIZADORES – Além da CUT-PE, participam das manifestações no Estado a Força Sindical, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Nova Central (NCST), a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e a Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas). Também vão aderir à mobilização a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.