Diabéticos são mais suscetíveis a doenças bucais como a periodontite

Se uma pessoa exagera no consumo de doces chega logo alguém com os famosos alertas: “Vai ficar diabético” ou “vai ter problemas nos dentes”. Mas o que pouca gente sabe é que a relação entre doenças bucais e o diabetes vai além do abuso das delícias açucaradas. A verdade é que os especialistas em saúde bucal têm encontrado muitos outros pontos em comum entre esses dois temas. Pesquisas do mundo inteiro apontam que o paciente de diabetes, em especial o tipo II ou Mellitus, possui maior propensão de desenvolver problemas bucais, sendo a cárie, a diminuição da salivação e, principalmente, as doenças periodontais as mais comuns.

A periodontite é uma doença genética que atinge cerca de 33% dos brasileiros, manifestando-se, principalmente, nos indivíduos com mais de 40 anos. Esse mal consiste num processo inflamatório na gengiva que pode causar a queda dos dentes. Os dentistas alertam que a doença se torna mais agressiva no paciente diagnosticado com Diabetes Mellitus (DM) que não consegue manter suas taxas de glicose estáveis.

A situação é até mais alarmante: dados do Ministério da Saúde do Brasil identificam que mais de 12 milhões de brasileiros são diabéticos. Além disso, pesquisas sobre a saúde da boca do diabético revelam que ele possui três vezes mais chances de desenvolver doenças periodontais.

O sangramento da gengiva na boca do diabético é um importante sinal de que algo não está bem. O taxista João Luiz da Silva, de 60 anos, convive com o diabetes tipo II há mais de dez anos e já foi diagnosticado com periodontite. Ele faz uso regular das medicações indicadas para o controle das taxas de glicose, mas não respeita muito bem a dieta recomendada pelos médicos. João escova os dentes três vezes ao dia, porém não usa fio dental ou antisséptico bucal.

A fraca higiene bucal, aliada ao mal controle do diabetes, fez com que o taxista perdesse mais da metade dos dentes. Hoje lhe faltam quatro dentes da arcada inferior e lhe restam apenas três na superior. “Eu comecei a extrair os dentes porque tinha medo de ir ao dentista; aí eu deixava pra lá quando minha gengiva sangrava ou precisava fazer alguma obturação. Quando ia tratar, não tinha mais jeito”, revelou o taxista, que nem lembra quando foi a última ida ao cirurgião-dentista, mas sabe que já faz mais de dois anos.

Atentos a casos como o de João Luiz, os dentistas têm estudado a relação entre o DM e a periodontite. A cirurgiã-dentista Renata Cimões atua na clínica odontológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é uma das estudiosas na área. Ela orienta e coordena uma pesquisa de pós-graduação que possui cerca de dez profissionais envolvidos. O objetivo do estudo é provar que, quando a boca do diabético não está saudável, fica mais difícil manter as taxas de glicose controladas. “O diabético é mais suscetível a desenvolver inflamações, e elas são responsáveis pelo descontrole das taxas de glicose. Queremos provar que, se a boca do paciente não tiver inflamações, como a periodontite, ele pode conseguir controlar suas taxas mais facilmente”, explicou a dentista. O resultado do projeto de pesquisa, que conta com mais de 120 pacientes, deve sair no final deste ano.

A inflamação na gengiva é um dos fatores que levam à perda dos dentes. No Brasil, menos de 22% de adultos e 8% dos idosos têm as gengivas totalmente saudáveis segundo a Associação Brasileira de Odontologia. Já o Ministério da Saúde estima que cerca de 40 milhões de brasileiros já perderam todos os dentes, e o número de perdas aumenta com o avanço da idade.

PREVENÇÃO –
Mesmo sendo genética, é possível evitar o desenvolvimento da periodontite. De acordo com a cirurgiã-dentista Luiza Trigre, especilista em periodontia, o caminho para manter a saúde das gengivas e conseguir manter os dentes na boca é a higiene bucal. Ela explica que a periodontite é causada pelo acúmulo de placas na cavidade bucal, e, quando essa “sujeira” não é limpa, acaba proliferando doenças graves como a periodontite. “É necessário escovar os dentes, usar fio dental e usar um removedor das placas. Só a higiene bucal pode garantir a saúde da boca em geral”.

SEM OS DENTES – O agravamento da periodontite por causa do descontrole do DM causa outro problema aos pacientes desses males. A perda de dentes faz com que o indivíduo mude sua alimentação, deixando de escolher comidas mais consistentes como as carnes (proteínas) e passe a se alimentar de comidas mais moles, como as massas. Essa troca causa malefícios à saúde do indivíduo e, quando se trata de um diabético, a má escolha do alimentos pode ser muito mais grave. Ainda de acordo com a dentista Renata Cimões, outra questão referente à perda dos dentes é a mudança no comportamento. “Muitas pessoas deixam de sorrir e acabam prejudicando suas relações interpessoais”.

Fonte: NE 10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.