Dificuldade de pensar é uma consequência da pobreza

A falta de dinheiro afeta o raciocínio. Pobres tomam decisões ruins e a situação piora ainda mais.

Essa é a conclusão de uma pesquisa de economistas e psicólogos das universidades de Princeton e de Harvard e que foi publicada na revista “Science” no fim de agosto.

O ponto central é que as preocupações orçamentárias deixam pouco espaço na cabeça para outras tarefas.

Os pesquisadores fazem uma metáfora com banda larga de conexão à web: se for tomada por uma atividade que usa muita capacidade, o computador fica lerdo.

Editoria de Arte/Folhapress

Para testar a hipótese, eles fizeram dois estudos.

No primeiro, induziram americanos ricos e pobres a pensar sobre problemas financeiros. Em seguida, aplicaram testes de inteligência.

O experimento começava com a apresentação de um cenário. Por exemplo: “Seu carro tem problemas que exigem dinheiro para ser consertado. Você pode pagar tudo do seu bolso, pegar um empréstimo para isso ou então arriscar e não desembolsar”.

A pessoa que estava respondendo o teste ouvia a formulação, mas não respondia.

Isso porque esses cenários só eram levantados para tentar despertar as preocupações econômicas nas cabeças dos respondentes.

Depois de ouvir os enunciados, os participantes faziam testes de inteligência, como identificar sequências de formas geométricas.

Quando o exemplo econômico do enunciado foi feito com pouco dinheiro, ricos e pobres tiveram desempenhos semelhantes. Nos casos de valores altos, pobres tiveram desempenho aquém de ricos.

A carga mental de ter que pensar em uma questão financeira delicada enquanto se faz um teste de inteligência implica perda de 13 pontos de QI -semelhante à diferença entre alcoolistas e pessoas saudáveis.

Mas o próprio artigo aponta que “esse estudo não tem relevância no mundo real”. Por isso, a pesquisa complementar aborda a questão com um grupo distinto.

Fazendeiros de cana-de- -açúcar da Índia recebem uma vez por ano. Assim, eles têm um período de bonança (pós-colheita) e um de miséria (pré-colheita).

Esses indianos fizeram os testes de inteligência duas vezes; antes e depois de receberem dinheiro. Conclusão: “As diferenças de resultados [entre os testes] foram marcantes”.

INTELIGÊNCIA

Ter problemas financeiros “afeta mesmo” a capacidade de tomar decisões, diz a comerciante F.G., 35, que frequenta reuniões dos Devedores Anônimos.

“Fiz cinco empréstimos no nome de uma outra pessoa, sem avisá-la”, relata.

Ela diz, no entanto, que as sessões no grupo de devedores a ajudaram e, hoje, consegue compartimentar suas atividades. “Hoje consigo separar. Tenho dívidas, mas o que posso fazer
agora? Nada. Então preciso me dedicar ao trabalho”, relata.

Marcos Pimenta, analista do departamento de Educação Financeira do Banco Central, reforça o estudo.

Ele conta que sua tese de mestrado foi uma série de entrevistas com pessoas que estavam renegociando suas dívidas em feirões do Serasa.

“Se a situação financeira dá tranquilidade à pessoa, ela toma melhores decisões. Não é que a pessoa ficou mais inteligente; ela continua a mesma”, diz.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.