Dilma fechará ‘reforma’ com Temer nesta sexta

Dilma Rousseff convocou o vice Michel Temer para uma reunião nesta sexta-feira (15). Os dois tentarão fechar, finalmente, a ‘reforma’ do ministério. Já mastigaram o tema noutras conversas, a última delas há dois dias. A presidente sabe bem o que deseja o PMDB. E, nas últimas horas, esforça-se para conciliar os apetites do principal parceiro com as pulsões dos outros sócios do condomínio –os antigos, como o PR; e os novos, como o PSD.

A equação do PMDB parecia resolvida. O deputado Antônio Andrade (PMDB-MG) iria à pasta da Agricultura. O deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), atual titular da pasta, desceria para a Secretaria de Assuntos Estratégicos. Ocuparia a cadeira do ex-governador fluminense Moreira Franco, que subiria para a Secretaria de Aviação Civil. Por que o martelo não foi batido? Bem…

Estava combinado que o PSD do ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab ficaria com a recém-criada pasta da Micro e Pequena Empresa. Seria acomodado ali o atual vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. E ponto. Súbito, Kassab pôs-se a reivindicar uma segunda pasta. Ele esteve com Dilma na noite passada. Não se sabe o que acertaram. Mal chegou à aliança e já quer sentar na janelinha, queixou-se um cacique do PMDB, como que farejando o cheiro de queimado.

Aconselhada por Lula, Dilma achegou-se também ao PR, o partido que ela varrera da pasta dos Transportes na pseudofaxina de 2011. O PR quer voltar à Esplanada. Em que pasta? A dos Transportes, ora bolas. A presidente reativou uma de suas ideias fixas: quer porque quer nomear o senador Blairo Maggi (PR-MT). Porém…

Convidado na época das vassouradas, Blairo refugara os Transportes sob o argumento de que suas empresas transacionam com o ministério. De duas, uma: ou rejeita novamente a oferta ou retira seus negócios dos escaninhos da pasta, absorvendo os prejuízos. Ou faz isso ou desmoraliza-se. Pior: pode encrencar-se com o Ministério Público.

Nos subterrâneos, o deputado condenado Valdemar Costa Neto (SP), espécie de papa sem trono do PR, mandou avisar: se Dilma devolver à legenda o Dnit, departamento das rodovias; e a Valec, estatal das ferrovias, pode fazer o que bem entender com a poltrona de ministro. Todo mundo sabe o quer Valdemar. Atendendo-o, Dilma cairia num descrédito que nenhum palanque compensa.

De resto, há a encrenca do PDT. Coisa conhecida: Dilma gosta de Brizola Neto, que é detestado por Carlos Lupi e vice-versa. O neto de Brizola quer ficar no Ministério do Trabalho. Dilma gostaria de mantê-lo. Mas é Lupi quem dá as cartas no PDT. E ele quer trocar Brizola pelo deputado Vieira da Cunha (PDT-RS). Enleada, a presidente perde-se em divagações.

O pano de fundo da encrenca é 2014. Não fosse a necessidade de montar o palanque, Dilma não daria nem bom dia a Temer, Kassab, Blairo, Brizola e Lupi. Mas ela já sabe, e Lula reforçou: se não for muito simpática, jogará água nos moinhos de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Fonte: Uol Notícias

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.