Dilma liga para presidente eleito do Paraguai e se diz disposta a retomar relações com o país

A presidente Dilma Rousseff ligou para cumprimentar o novo presidente do Paraguai, o colorado Horacio Cartes, no início da tarde desta segunda-feira (22).

O telefonema foi feito às 15h e durou cinco minutos. Segundo nota divulgada pela Presidência, Dilma “desejou um governo bem- sucedido e ressaltou a disposição para recompor as relações bilaterais e do Paraguai como Mercosul”.

Ainda de acordo com o governo Dilma, Cartes agradeceu, disse estar pronto para trabalhar pela normalização das relações e demonstrou interesse em conhecer a experiência brasileira de combate à fome e à pobreza.

Entre os países fundadores do Mercosul, bloco do qual o Paraguai está suspenso desde junho passado por causa do impeachment-relâmpago de Fernando Lugo, o Brasil foi último país a reconhecer a vitória de Cartes.

Pelo Twitter, a argentina Cristina Kirchner anunciou que telefonou para o novo colega e disse esperá-lo no Mercosul. O uruguaio, José Mujica, também telefonou para o vizinho e o convidou para o próximo encontro do bloco em junho, em Montevidéu. Até a Venezuela, que entrou no país depois do bloco reconheceu Cartes como presidente.

No governo brasileiro, há quem defenda atrelar a volta do Paraguai ao Mercosul à aprovação da entrada da Venezuela no bloco pelo Congresso paraguaio.

A avaliação é de que é necessário também uma análise por parte dos países que integram o Mercosul antes de sacramentar o retorno do Paraguai. Observadores brasileiros baseados no país vizinho acreditam na readmissão, mas avaliam que isso deve acontecer em agosto, mês da posse de Horacio Cartes.

TWITTER

Em seu Twitter, a presidente argentina, Cristina Kirchner, felicitou na noite de ontem o colorado e disse “esperá-lo no Mercosul”.

“Seu lugar está ali no Mercosul junto a todos nós, como sempre”, disse Cristina. “De novo estamos completos na América do Sul. É preciso.”

Ela disse ter telefonado para o novo presidente paraguaio na noite de domingo. “Do outro lado da linha, escuto a voz de Horacio Cartes saudando-me com muita alegria”, afirmou.

O presidente uruguaio, José Mujica, também telefonou para o vizinho. Segundo um comunicado da Presidência, Mujica convidou Cartes para a próxima cúpula do Mercosul, que será em junho, em Montevidéu. Disse ainda que pretende estar na posse do colorado.

“É muito importante que se tenham celebrado estas eleições com normalidade e que o país-irmão viva a democracia em sua plenitude”, disse Mujica, segundo o comunicado.

O governo de Nicolás Maduro, na Venezuela –país que entrou para o Mercosul enquanto o Paraguai estava suspenso–, parabenizou Cartes e espera a volta da democracia no país e que o novo governo “retome o caminho da democracia e da justiça social”.

O candidato colorado venceu com 45,8% dos votos, contra 36,9% obtidos pelo liberal Efraín Alegre, do partido do presidente Federico Franco.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.