Dilma participará de reunião da Unasul e depois viajará para posse de Maduro
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A presidente, Dilma Rousseff, participará nesta quinta-feira (18), em Lima, da reunião convocada pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul), para discutir a situação na Venezuela e depois seguirá rumo a Caracas para assistir na sexta-feira (19) a posse de Nicolás Maduro.
A viagem desta quinta-feira (18) para o Peru deve acontecer à tarde, para horas depois, Dilma ocupar lugar no debate no bloco de países da América do Sul, convocado nesta quarta-feira (17) de forma extraordinária, para discutir a crise desencadeada pelas eleições na Venezuela, com o não-reconhecimento do resultado pela oposição.
De acordo com dados do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Maduro ganhou as eleições do domingo com 7.575.506 votos (50,78%), 1,83% a mais do que Henrique Capriles, que alcançou 7.302.641 votos (48,95%).
Na segunda-feira passada (15), em meio aos protestos da oposição, vários incidentes violentos foram registrados, deixando pelo menos sete mortos e 60 feridos em diversas regiões da Venezuela.
O governo do Brasil reconheceu imediatamente a vitória de Maduro, garantindo durante esta semana, através do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que os resultados anunciados pelo CNE devem ser “respeitados”.
O chanceler reiterou a posição hoje, durante uma entrevista coletiva conjunta, com representante permanente dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice. O governo americano, por sua vez, não reconheceu a vitória de Maduro e apoia a recontagem solicitada pela oposição.
Sobre este ponto, Patriota afirmou que a recontagem das eleições é uma decisão “soberana” e que só cabe as autoridades venezuelanas. “Respeitamos a soberania”, disse o ministro.
Os 12 países que integram Unasul são: Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Paraguai (atualmente suspenso do bloco), Uruguai, Venezuela, Guiana, Suriname e Peru.
Fonte: Agência EFE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário