Dilma pede, e PT aceita votar minirreforma para viabilizar Mais Médicos, diz líder na Câmara

ÍndicePara atender a um pedido da presidente Dilma Rousseff e conseguir votar a MP (medida provisória) que cria o programa federal Mais Médicos, o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), disse nesta segunda-feira (7) que o partido aceitará discutir a minirreforma eleitoral.

Essa era uma condição imposta pelo PMDB, que ameaçava travar o debate sobre a medida provisória que cria o programa federal, que tem trazido médicos estrangeiros para atuar no Brasil, caso a minirreforma não fosse debatida.

“Não vamos prejudicar o Mais Médicos. Se votarmos [a minirreforma], vamos votar contra esse arremedo de reforma, mas enfrentaremos o debate de mérito”, disse Guimarães após se reunir com a presidente e os demais líderes da base aliada no Palácio do Planalto.

Nas tentativas anteriores de votar a minirreforma na Câmara, além do PT, o PDT, o PSB, o PCdoB e o PSOL, com apoio de outras siglas, obstruíram na semana passada os trabalhos sob o argumento de que esse projeto faz apenas mudanças “cosméticas” nas regras de campanha.

O projeto tem o objetivo de diminuir custos de campanha, com a limitação de cabos eleitorais e proibição de propaganda em propriedade privada, que será restrita a adesivos de 50×40 cm. Nos carros, fica liberado apenas o adesivo microperfurado que tenha extensão do para-brisas traseiro.

A proposta também altera regras do fundo partidário, diminuindo os repasses para as fundações ligadas aos partidos; e impede a aplicação, no segundo semestre do ano eleitoral, da pena de suspensão das cotas imposta a quem teve as contas rejeitas. O poder de auditoria da Justiça Eleitoral também será restrito, pois ficará limitado ao exame dos documentos e a aferição da origem das receitas e comprovação dos gastos.

Marco da Internet e Mais Médicos

Na última terça-feira (1º), a comissão especial que analisava a Medida Provisória (MP) 621, que criou o Programa Mais Médicos, aprovou o parecer do relator, deputado Rogério Carvalho (PT-SE). Após passar pelo plenário da Câmara, o texto vai para o Senado e deve ser votado até o dia 5 de novembro para que não perca a validade.

Na semana que vem, a prioridade, segundo Guimarães, será votar o Marco Civil da Internet, projeto de lei que regula a web no Brasil, incluindo temas como privacidade e sigilo das comunicações.

Em debate há bastante tempo no Congresso, o projeto é apontado pelo governo como uma resposta às denúncias de espionagem praticadas pela NSA, a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, contra o Brasil.

Além de Guimarães, reuniram-se com a presidente Dilma os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; das Relações Institucionais, Ideli Salvatti; e os líderes do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP); do PMDB, Eduardo Cunha (RJ); do PTB, Jovair Arantes (GO); do PRB, George Hilton (MG); do PTdoB, Rosinha da Adefal (AL); do PP, Eduardo da Fonte (PE); e os vice-líderes do PDT, Marcos Rogério (RO) e do PCdoB, Alice Portugal (BA).

Fonte: Uol

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.