Dilma pode cancelar visita a Obama e retirar embaixador nos EUA
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Contrariada por mais uma denúncia de espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) sobre o governo brasileiro, a presidente Dilma Rousseff estaria cogitando cancelar a visita ao presidente norte-americano Barack Obama, em outubro. Até lá, a petista deverá usar a tribuna da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, neste mês, para cobrar uma ação internacional contra a violação de telefonemas e correspondências eletrônicas, conforme publicou o jornal “O Estado de S. Paulo”.
Caso Obama não dê justificativas convincentes nem se desculpe pela espionagem, Dilma também estaria pensando em chamar de volta o embaixador brasileiro em Washington, Mauro Vieira. Essas medidas podem resultar uma crise diplomática entre os dois países sem precedentes, por isso a presidente ainda estaria avaliando a conveniência dessas atitudes.
Fora da relação direta com os Estados Unidos, Dilma ainda planeja motivar um protesto na próxima reunião do G-20, que ocorrerá nestas quinta (05) e sexta-feira (06), em São Petersburgo, na Rússia, e vai discutir no encontro dos Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – uma estratégia contra a prática americana.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário