Dilma vem a Pernambuco nesta segunda-feira em clima de disputa com Eduardo

A presidente Dilma Rousseff anunciará nesta segunda-feira (25), no território do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, um pacote de medidas emergenciais para combater os efeitos da seca no Nordeste. Ao lado de Campos, possível adversário na disputa de 2014, Dilma divulgará, na viagem a Serra Talhada, no Sertão pernambucano, que, a partir de agora, repassará recursos diretamente às cidades em estado de calamidade pública.

 O Governo Federal também ampliará a logística para que o milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) chegue às regiões atingidas pela estiagem, evitando que o gado continue a morrer. O plano prevê o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e o envio de verba para perfuração de poços, ampliando o acesso à água, pois há deficiência na contratação de caminhões-pipa.
Os detalhes da operação Nordeste foram decididos na tarde de sexta-feira, em reunião da presidente com os ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, além do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e do comandante do Exército Brasileiro, general Enzo Peri. Em Serra Talhada, Dilma vai inaugurar um trecho da Adutora Pajeú, que beneficia 80 mil famílias com água do Rio São Francisco. O encontro com Campos, o aliado do PSB que tem dado constantes estocadas na direção dela, é aguardado com expectativa desde fevereiro, quando a presidente teve de desmarcar o compromisso após quebrar o dedo do pé.

A aliança com prefeitos e o reforço da agenda na região são considerados fundamentais na administração federal para a campanha da reeleição. Embora a presidente tenha potencial de votos de 76% – sete vezes superior ao do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, quase o dobro do registrado pela ex-senadora Marina Silva (Rede-AC) e três vezes maior que o do senador Aécio Neves (PSDB-MG), de acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) -, todo o esforço do Poder Executivo federal é para manter a popularidade em alta e evitar o segundo turno.

“Estão muito lentas a perfuração dos poços e a contratação dos caminhões-pipa. Então, uma das alternativas é o repasse direto do Governo Federal para as prefeituras por meio do cartão de defesa civil”, admitiu Ideli. “Com tantas cidades em estado de calamidade, não dá para esperar o dinheiro chegar às secretarias estaduais para que as obras sejam licitadas e saiam do papel”, disse o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE).

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.