Disque-Denúncia completa 13 anos e mais de 400 mil denúncias recebidas em Pernambuco
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Essa semana marca a comemoração dos 13 anos do Disque-Denúncia Pernambuco. A central é a segunda maior em números do Brasil, ficando apenas atrás da do Rio de Janeiro. Durante este período, mais de 400 mil queixas foram recebidas, sendo 2012 o ano que registrou o maior número de informações recebidas: foram 39.069 denúncias no Estado.
A expectativa é que este número aumente este ano. Desde janeiro, quase 18 mil denúncias foram registradas pelo Disque-Denúncia. Dentre os principais tipos, estão os crimes contra a pessoa, tentativas e casos de homicídio, grupos de extermínio, violência contra a mulher e idosos, sequestro, cárcere privado, maus-tratos, agressões e tráfico. “Mensalmente oferecemos recompensas para casos importantes, no intuito de auxiliar os órgãos operativos da SDS a localizar e identificar criminosos”, disse a superintendente da central pernambucana, Carmela Galindo.
“Contabilizamos a apreensão de mais de 500 armas, localização de 55 pessoas desaparecidas, além da prisão de mais de 3,5 mil criminosos. Todos como resultado de uma parceria entre população e polícia, que entendem a importância do Disque-Denúncia como ponte para essas informações”, ressaltou.
Os casos Maristela Just, do grupo de extermínio Thundercats e, do bebê sequestrando em Chã de Alegria, no interior do Estado, são alguns dos que foram possíveis de solucionar graças a ajuda da população através do Disque-Denúncia.
A central telefônica funciona 24 horas por dia, através do número 3421.9595, no Recife e Região Metropolitana, e (81) 3719.4545, no interior. Quem desejar, pode também relizar uma denúncia através do site da organização, desde o ano passado. Uma das maiores vantagens do registro online é a possibilidade de anexar arquivos, vídeos e fotos que possam auxiliar no trabalho de investigação.
Fonte: JC Online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário