Disque denúncia vai registrar queixas contra taxistas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O folião que pegar táxi neste carnaval terá um serviço a disposição para denunciar abusos pelos motoristas. O Disque-Denúncia Pernambuco e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) assinam termo de cooperação que possibilitará a realização de denúncias anônimas sobre a qualidade do serviço de táxis no Recife e Região Metropolitana. A ação também tem o apoio do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco. O serviço também vai registrar denúncias feitas pelos motoristas de táxi, que forem agredidos durante o período de trabalho.
A partir do Carnaval deste ano, os órgãos atuarão de forma conjunta para o encaminhamento de informações que possam corrigir possíveis problemas existentes no serviço. A ideia da parceria partiu do grande número de reclamações de usuários através da mídia. Tendo como ponto de partida a denúncia anônima, o intuito é fornecer elementos que possibilitem uma melhor fiscalização.
“Será mais um canal de comunicação que a população terá para formalizar as demandas com relação ao serviço de táxi. Nossa intenção é que o serviço seja prestado da melhor maneira possível e que a população vai e volta para suas casas com tranqüilidade e segurança” destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
Como muitos usuários têm receio de repassar informações sobre o serviço mal prestado, com medo de represálias, a garantia de anonimato oferecida pelo Disque-Denúncia acaba sendo fundamental. “Temos um serviço de base comunitária, que não se restringe ao recebimento de informações sobre crimes, mas atua como ponte entre população e os órgãos competentes. Essa parceria é mais uma prova de que precisamos trabalhar juntos para melhorar a qualidade de vida do pernambucano”, diz a superintendente do Disque-Denúncia Pernambuco, Carmela Galindo.
O serviço, que irá funcionar durante 24h por dia, durante todos os dias do Carnaval, estará à disposição para o recebimento de denúncias não apenas por parte dos usuários de táxis, mas também para os taxistas que se sentirem agredidos ou sofrerem qualquer tipo de violência. As informações poderão ser repassadas pela internet ou nas centrais telefônicas do Recife e Região Metropolitana.
Com o lançamento do Disque-Denúncia pela internet, no ano passado, os usuários também poderão enviar vídeos e fotos que possam auxiliar no processo investigativo. “Todos os elementos auxiliam durante a análise dos dados. Hoje, todo mundo tem uma câmera no celular. Não estamos estimulando a população a fazer o papel de investigadores, mas, caso existam provas do problema denunciado, o trabalho dos órgãos competentes é agilizado”, explica Galindo.
Após receber uma denúncia, a informação será repassada diretamente para a CTTU, que, após o período de festas, irá convocar o taxista para prestar esclarecimento sobre o fato. Essas reclamações são anexadas no histórico dos taxistas e sevem de base para as fiscalizações realizadas pela Companhia.
Em casos que possam ser mais urgentes, o Disque-Denúncia terá contato direto com a Central de Operações da CTTU, para que medidas possam ser tomadas.
Um efetivo com mais de 50 agentes de trânsito estará fiscalizando as operações nos pontos oficiais de Táxi Evento na ilha do Recife Antigo e no seu entorno para coibir atitudes abusivas por parte dos taxistas, como a recusa de passageiros.
O Disque-Denúncia funciona durante 24h, todos os dias da semana, e atende pelos telefones 3421.9595, no Recife e Região Metropolitana, e (81) 3719.4545, no interior. É possível ainda realizar as denúncias pela internet. Basta acessar o www.disquedenunciape.org.br e enviar os dados em forma de relato, foto ou vídeo. O usuário pode também continuar a ligar para o próprio tele-atendimento da CTTU, o 0800.081.10.78, que irá funcionar 24 horas.
Táxi Metropolitano – Com o convênio firmado entre as prefeituras de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata durante os dias de Carnaval, os táxis dessas cidades estarão autorizados a circular e operar livremente pelo Recife. Por isso, é importante que o usuário identifique a que município o táxi denunciado pertence no momento de formalizar a queixa. Inicialmente, as denúncias seguirão para a CTTU Recife. Caso o táxi seja de outro município, as informações serão retransmitidas para os órgãos competentes. Ainda no primeiro semestre, o Disque-Denúncia Pernambuco espera fechar parcerias com outros municípios da Região Metropolitana.
Convênio com Paulista – Além das prefeituras já citadas, mais um município fará convênio com a Cidade do Recife para a livre circulação e operação de táxis no período do Carnaval 2013. As prefeituras do Paulista e do Recife assinaram o acordo, e com isso mais xx veículos do município vizinho poderão trabalhar embarcando passageiros que estiverem aproveitando as festas na capital pernambucana. Com esse acréscimo, a previsão de operação de táxis durante o carnaval sobe para quase 8 mil.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário