Divulgados primeiros números do censo penitenciário de Pernambuco

Mais da metade (50,34%) dos quase 27 mil detentos de Pernambuco trabalharam na infância para ajudar na renda familiar. 9,1% deles são analfabetos e mais de 60% não têm o ensino fundamental completo. Mais de 40% afirmam que necessitam de atendimento odontológico, sendo o pedido campeão entre as demais especialidades médicas. Esses são alguns dados do primeiro censo penitenciário realizado no Estado, divulgados nesta terça-feira (19).

A pesquisa, que recebeu um investimento de R$ 1 milhão, entrevistou toda a população carcerária (cerca de 25 mil homens e 2 mil mulheres), nos meses de setembro e outubro 2012. O objetivo foi traçar um perfil socioeconômico dos detentos. O censo está em fase final de consolidação de dados e deverá ser divulgado na íntegra ainda neste mês de março.

A metodologia usada na censo, que utilizou desde as informações captadas nos exames de biometria até dados de entrevistas presenciais, com a participação de mais de 200 profissionais, foi apresentada na tarde de hoje, durante o Seminário Nacional: Sistema Prisional e Reinserção Social. O evento, que acontece até esta quarta (20), no hotel Gold Tulip Recife Palace, em Boa Viagem, é promovido pela Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres).

A apresentação dos primeiros números do censo penitenciário foi feita pelo gerente de Tecnologia de Informação da Seres, Fred Haendell. “O mais importante é que buscamos não apenas compilar os dados captados nas 20 unidades do Estado (entre presídios, penitenciárias e cadeias públicas), mas encontrar as causas dos problemas socioeconômicos e propor soluções”, disse Haendell. Um outro dado apresentado por ele, relacionado com mercado do trabalho, é que 64% dos entrevistados estavam empregados quando foram presos. “Se compararmos com a taxa de desemprego nacional, que hoje é de 7%, o percentual entre as pessoas que estavam desempregadas (36%) quando foram presas é muito maior”.

Segundo o secretário de Ressocialização, Romero Ribeiro, os dados do censo serão utilizados na elaboração de políticas públicas. “Tínhamos um perfil geral dos detentos, mas esta é a primeira vez que teremos dados exatos sobre áreas específicas, como educação, saúde e família. Essas informações serão fundamentais para traçar novas ações”.

EVENTO – O Seminário Nacional: Sistema Prisional e Reinserção Social reúne representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, gerentes e gestores de unidades prisionais, além de entidades da sociedade civil de vários estados, entre eles Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Ceará, Goiás e Brasília. O objetivo é proporcionar a troca de experiências e práticas de reinserção social existentes no Brasil.

Na manhã desta terça, os participantes conheceram um pouco sobre a pesquisa realizada, durante dois anos, com as cerca de 700 mulheres da Colônia Penal Feminina – Bom Pastor, que resultou em um livro organizado pela consultora de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, Karina Vasconcelos. “Buscamos identificar o perfil dessas mulheres e como elas enfrentam os danos do encarceramento. São mulheres jovens, a maioria entre 18 e 30 anos, de comunidades pobres, com baixa escolaridade e pouco ou nenhuma qualificação profissional”, afirmou Karina.

Entre as ações e experiências de outros estados, o procurador de Justiça de Minas Gerais, Tomáz de Aquino Resende, falou sobre o trabalho de reinserção social realizado nas unidades das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Minas Gerais. O modelo abrange cerca de dois mil detentos e valoriza o conceito de auto-disciplina. Nos locais, que abrigam um número menor de presos – na comparação com os presídios tradicionais – os índices de reincidência e fugas são inferiores a 10%.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.