Dois casos de meningite, incluindo um óbito, são registrados em comunidade do Recife

Dois casos de meningite, um deles fatal, e uma suspeita da doença assustam moradores da Rua Goianésia, no bairro da Tamarineira, no Recife. Em quatro dias, as infecções já levaram três vizinhos para unidades de saúde próximas. A Secretaria de Saúde do Recife confirmou a causa da morte por meningite bacteriana de João Victor, de apenas 12 anos, à TV Clube através de nota oficial. O menino estava bem até o sábado (06), quando jogou futebol com os colegas. Na madrugada do domingo, sentiu-se mal. Teve pouco mais de quatro horas de vida. Nesta quarta-feira (08), outro menino, de oito anos, foi levado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Correia Picanço com os mesmos sintomas. Ele brincou com João Victor no fim de semana. A prima dele, de nove, foi para a Unidade de Pediatria do Hospital Helena Moura.
Para tentar minimizar os riscos de contaminação, a Escola Motta e Albuquerque, onde João Victor estudava, recebeu uma equipe de profissionais de saúde do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Correia Picanço na última segunda-feira (06). De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, os agentes vistoriaram as instalações e asseguraram não haver riscos. Médicos e enfermeiros ainda distribuíram panfletos explicativos e tiraram dúvidas dos alunos sobre as formas de contágio. As aulas serão suspensas apenas nesta quinta-feira (09), quando haverá uma nova visita de técnicos da Secretaria de Saúde do Recife.
“Meu filho chegou dizendo que estava sentindo dor de barriga, que ela estava meio inflamada. Pediu para dormir comigo e eu deixei. Notei que ele estava meio trêmulo e, de madrugada, achei melhor levá-lo ao Helena Moura”, lembrou Honorino Rozendo, pai de João Victor, ao falar de como descobriu a doença do filho. “No hospital, disseram que ele estava com virose. Só quando ele piorou e o médico viu o estado em que ficou é que resolveram levar para o Correia Picanço”, continuou a mãe, Sueli da Silva. “Ele só teve umas quatro ou cinco horas de vida”, desabafou.

Na comunidade, os casos preocupam. Os pais do paciente internado na UTI do Correia Picanço também levaram o filho para o Hospital Helena Moura na segunda (06). De acordo com os familiares, os médicos disseram que o garoto estava com dengue. “Agora meu primo está sem poder andar”, comentou um parente. Apesar da visita dos médicos na instituição de ensino, apenas nesta quarta, agentes de saúde estiveram na comunidade. Foram até a casa do garoto hospitalizado. “Fizeram a profilaxia na casa e deram os medicamentos para os irmãos e os pais. Disseram que não há risco de contágio, mas como não há? Nesta noite, minha outra prima já foi para o hospital também”, questionou o familiar.
“O João Victor teve duas paradas cardíacas até morrer. Só vão cuidar da gente quando ficarmos doentes? Tenho um filho de nove anos que brincava junto com os meninos. Levei ao hospital particular para fazer os exames. Nos outros cantos, estão recusando os remédios. É um absurdo. Todos nós estamos correndo risco. O problema não está na escola. Meus primos nem estudavam com o menino que morreu. O perigo está aqui. Está todo mundo desesperado”, denunciou.
Saúde
A equipe de reportagem do Diario de Pernambuco procurou a Secretaria Estadual de Saúde para saber as medidas que estão sendo tomadas para minimizar os riscos de contágio e para o tratamento dos pacientes, mas não conseguiu respostas. O gerente de Relações com a Imprensa do governo do estado, Manoel Guimarães, foi comunicado da demanda.
Fonte: Diario de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.