Domesticação de gatos começou há 5300 anos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Um estudo da Universidade de Washington, EUA, sugere que a domesticação dos gatos começou há 5300 anos, quando os animais, ainda selvagens, se deslocavam a aldeias chinesas à procura de alimento. As conclusões foram publicadas na revista ‘Proceedings of the National Academy of Sciences’.
Para este estudo foram analisados oito ossos, que os cientistas acreditam pertencer a, pelo menos, dois animais. As ossadas foram encontradas numa escavação arqueológica na aldeia de Quanhucun, no Noroeste da China, habitada por agricultores naquela época.
De acordo com a investigação, alguns dos produtos armazenados pelos agricultores atraiam pequenos roedores, seguidos por gatos selvagens. Os animais adaptaram-se aos hábitos dos humanos, tornaram-se mais dóceis e integraram-se na comunidade.
Os investigadores defendem que os agricultores da região acolheram e trataram os gatos, uma vez que protegiam as suas colheitas dos roedores. Estas conclusões basearam-se na descoberta de vestígios químicos de animais roedores e produtos agrícolas nos ossos recuperados.
Até agora, a prova mais antiga da domesticação de gatos era a presença dos animais, junto a figuras humanas, em gravuras egípcias com cerca de 4 mil anos.
Fonte: CM Jornal
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário