Domésticas do mundo todo pedem aprovação de leis que as defendam

Sindicatos de trabalhadoras domésticas de todo o mundo pediram este sábado (26) em Montevidéu que todos os países ratifiquem a Convenção Internacional sobre o Trabalho Doméstico e aprovem leis nacionais que defendam seus direitos.

“Estamos entrando em uma nova era para os trabalhadores domésticos”, assegurou na abertura do primeiro congresso internacional do setor, Myrtle Witbooi, presidente da Rede Internacional de Trabalhadoras Domésticas (IDWN).

Lançada em 2009 em Genebra, a rede reúne 47 organizações que representam 300.000 trabalhadoras domésticas em todo o mundo.
Sob a consigna “Trabalhadores e trabalhadoras domésticas do mundo, unam-se!”, o congresso pretende se tornar uma nova força do movimento trabalhista mundial, com a meta de que cada vez mais países ratifiquem a Convenção Internacional sobre Trabalho Doméstico da Organização Mundial do Trabalho (OIT), explicou a africana Witbooi.

“Temos que unir todos os trabalhadores”, declarou Witbooi à AFP, avaliando que as maiores dificuldades estão em alguns países asiáticos e africanos. “A convenção da OIT é para todos, mas se não se conhece, não pode ser aplicada. Precisamos educar e encontrar estes países que não têm sequer leis nacionais, para que possam aprovar leis e ratificar a convenção”, explicou.

Anna Biondi, representante da OIT no congresso, comemorou os avanços do setor nos últimos anos, mas assegurou que “ainda resta muito por fazer” para transformar efetivamente a relação trabalhista e o respeito dos direitos”. O congresso se celebra no Uruguai porque este país foi o primeiro no mundo a ratificar, em 2012, a Convenção Internacional sobre Trabalho Doméstico da OIT.

O convênio “já entrou em vigor, foi aprovado por mais de 10 países e há quatro ou cinco países mais em vias de aprovação”, destacou a jornalistas o ministro do Trabalho do Uruguai, Eduardo Brenta.

Aprovada em junho de 2011, na centésima Conferência da OIT em Genebra, a convenção garante tratamento similar ao que outras categorias de empregados já têm e exige dos governos que verifiquem que os trabalhadores domésticos compreendam as condições de seus contratos.

A OIT estima que os empregados domésticos – faxineiras, cozinheiros, jardineiros e babás – representam uma parcela significativa da mão-de-obra, que representa entre 4% e 10% do emprego nos países em desenvolvimento e 2,5% nos países industrializados, isto é, pelo menos 52,6 milhões de pessoas no mundo.

Mas a organização acredita que a cifra real se aproxime dos 100 milhões de pessoas, visto que certos países dão estatísticas inferiores à realidade. Estima-se que haja na América Latina mais de 14 milhões de trabalhadores domésticos e este emprego é a principal ocupação para as mulheres da região.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.