Eduardo Campos apresenta modelo de gestão nos Estados Unidos
Depois de cumprir uma extensa agenda em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Campos (PSB) apresentou o modelo de gestão de seu governo nos Estados Unidos. Ele foi convidado para proferir uma palestra no seminário internacional “Inovações no setor público”, organizado pela Divisão de Capacidade In stitucional de Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizado em Washington D.C.
Na oportunidade, o governador debateu sobre os instrumentos de gestão desenvolvidos ao longo de seus dois governos e mostrou os principais resultados alcançados em áreas fundamentais para o estado, como o desenvolvimento econômico, geração de empregos, saúde, segurança e educação.
“A busca constante pela inovação na gestão pública nos ajuda a transformar a vida de muitas pessoas”, afirmou o governador, explicando como o desenvolvimento do mapa da estratégia contribuiu para orientar o trabalho do governo em torno de objetivos claros, discutidos e definidos junto com o conjunto da sociedade. “Só com a participação ativa da população e o controle social conseguimos alcançar os resultados que temos para apresentar hoje e seguir em frente, fazendo as entregas pactuadas”, reforçou o governador.
Segundo a diretora do Escritório de Avaliação e Supervisão do BID, Cheryl Gray, a experiência de Pernambuco reforça a importância da transparência e da participação popular como elementos fundamentais os bons resultados em gestão pública. “A participação ativa da sociedade na definição e acompanhamento das metas de governo têm influência direta no bom desempenho de qualquer administração e por isso deve ser incentivada. Pernambuco mostra que as boas práticas de gestão permitem que bons resultados apareçam mesmo em momentos de dificuldade econômica”, observou Gray, debatedora do painel.
Para a cientista política Daniela Carrera, escalada para comentar a apresentação do governador, a instituição da meritocracia é passo fundamental para melhorar a governança. “Pernambuco pode servir de exemplo para vários países da América Latina, que estão começando a compreender a importância da valorização do mérito no alcance resultados dos governos”, afirmou Carrera, ex-chefe de Divisão de Mercados Financeiro do BID.
O Estado de Pernambuco possui atualmente cinco operações autorizadas com o BID, nas seguintes áreas: ciência e tecnologia, turismos, recursos hídricos e gestão, totalizando US$ 1.310.343. “A participação do governador Eduardo Campos em nosso seminário é de fundamental importância para estreitar as relações do BID com o Governo de Pernambuco”, afirmou o moderador do painel e diretor executivo do Brasil no BID, Ricardo Carneiro.
Da assessoria do governo do estado
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário