Eduardo Campos critica falta de “autonomia” nos futuros arrendamentos dos portos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A solução que o governo federal adotou para atrair mais de R$ 50 bilhões em investimentos ao setor portuário, até 2017, desagradou não apenas os trabalhadores do segmento. O aviso de que o governo pretende arrendar à iniciativa privada – através da Medida Provisória 595 – 159 terminais em todo o país, entre eles seis áreas em Suape e quatro no Porto do Recife, suscitou críticas também do governador Eduardo Campos. Nesta quinta-feira (21), o chefe do Executivo estadual disse, durante reunião com prefeitos em Gravatá, que não é favorável à falta de “autonomia” na hora de licitar as áreas listadas pela União.
“O governo argumenta que, se abrisse o debate, não fechava a medida provisória. Enfim, é um jeito de fazer. Vou debater e defender os interesses de Pernambuco, mas nos fóruns mais adequados”, argumentou Eduardo, prometendo se manifestar a respeito do tema nesta sexta-feira (22), quando ocorrerá uma paralisação nacional dos trabalhadores portuários e estivadores, pela manhã. A categoria teme que, com as licitações sendo realizadas para baixar o custo do frete, as condições de trabalho sejam sucateadas.
Ao todo, mais de cem hectares do Porto de Suape e de 10,5 mil metros quadrados do Porto do Recife poderão ser arrendados pela iniciativa privada nos próximos meses. Estas áreas devem ser licitadas dentro das condições previstas pela MP dos Portos, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. Eduardo, no entanto, não concorda com os termos escolhidos pelo governo para eleger Suape.
“Se fosse um porto com as distorções de outros portos, eu não teria condições de fazer a defesa dele. Mas é fundamental que haja coordenação nacional. Tem que fazer uma política de logística com uma visão geral, se não cada um faz o que quer no seu porto. Tem que ter planejamento em nível nacional e diálogo”, criticou.
A lista completa dos portos marítimos organizados passíveis de receber novos recursos da iniciativa privada foi divulgada na segunda-feira (18) pela Secretaria de Portos da Presidência da República.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário