Eduardo Campos se mostra cauteloso quanto a disputa entre poderes

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, se mostrou cauteloso em relação à aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara da proposta de emenda à Constituição que dá ao Congresso o poder de derrubar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). “Eu acho que é uma hora de ter muito bom senso para entendermos que, da mesma forma que erra o Judiciário quando tenta legislar, erra o Legislativo quando tenta julgar. É preciso compreender que não podemos afrontar os poderes constituintes, nem o Legislativo na sua função de legislar, nem o Judiciário na sua função de julgar”, comentou, em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (25), após anúncio de programa de intercâmbio para professores da rede estadual de Pernambuco.

A votação da PEC ocorreu na última quarta (24), e a proposta ainda precisa ser analisada por uma comissão especial na Câmara antes de ser votada no plenário. Nesta quinta-feira (25), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que não pretende instalar imediatamente uma comissão especial para analisar proposta. Henrique Alves afirmou que, sem uma “definição muito clara” sobre a legalidade da PEC, não instalará a comissão especial para avaliar a proposta.

Vitória do PSB
Campos também comentou o fato de o ministro Gilmar Mendes, do STF, ter suspendido, na última quarta-feira (24), a tramitação no Congresso Nacional do projeto de lei que cria restrições para a criação de novos partidos políticos. Para o governador pernambucano, foi uma vitória do seu partido. “Eu vi, exatamente, que o PSB tinha razão quando peticionou ao Supremo, entendendo que havia matéria de direito constitucional. A gente precisa efetivamente compreender que isso é um erro, é um equívoco político, que atenta contra toda nossa caminhada [democrática]”, falou Campos.

O ministro Gilmar Mendes analisou um pedido feito pelo líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF), que afirma que o projeto foi “casuisticamente forjado” para restringir direitos fundamentais de grupos políticos minoritários e configura “nítida situação de abuso legislativo”.

A determinação liminar é válida até a deliberação final no plenário da corte. O projeto de lei 14/2013 prejudica candidaturas de novos partidos nas eleições de 2014 porque restringe o acesso ao dinheiro do fundo partidário e ao tempo de programa na TV.

E 2014?
Sobre o requerimento feito esta semana por Cid Gomes, governador do Ceará pelo PSB, que pede uma rápida definição partidária sobre a sucessão presidencial, Eduardo Campos foi enfático. “Nenhum partido político, até o momento, reuniu sua direção nacional para discutir candidaturas, e o PSB entende que esse ano não é para ficar discutindo eleição. Primeiro, porque temos que seguir o nosso estatuto partidário e, segundo, não temos como fazer um debate antes do prazo de filiação, temos que saber quem vai estar no PSB”, explicou.

O programa eleitoral do PSB começa a ser exibido nesta quinta. Perguntado sobre a expectativa que a peça possa estar gerando no meio político, Campos desconversou. “Eu não estou entendendo todo esse frisson, essa ansiedade. Vamos seguir de maneira tranquila o que a gente está fazendo. Se a gente incomoda alguém, a gente também está fazendo muita gente feliz. A gente lamenta se está incomodando alguém”, disse.

Acordo
O governador assinou nesta quinta-feira (2) um protocolo de intenções para a concessão de bolsas de estudo para professores de inglês da rede estadual em instituições britânicas. Pernambuco foi escolhido para o projeto piloto, desenvolvido pelo Conselho Britânico e o banco HSBC.

“Noventa e cinco por cento da população brasileira não fala inglês, então precisamos fazer esse esforço para elevar o conhecimento da língua inglesa aqui, e Pernambuco já tem um histórico muito grande nessa área [educação], com projetos únicos”, falou o diretor do British Council no Brasil, Richard Masters.

O ministro britânico de Negócio, Vince Cable, também assinou o documento, além do secretário estadual de Educação, Ricardo Dantas. A previsão é que sejam oferecidas 25 bolsas para docentes aperfeiçoarem o idioma em um curso de especialização com duração de um mês, no Reino Unido.

O edital da seleção deve ser publicado no próximo mês de agosto e o embarque dos selecionados está previsto para janeiro de 2014. O investimento no programa é de 100 mil libras.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.