Eduardo defende criação de um sistema nacional de segurança pública
O governador Eduardo Campos defendeu, na manhã desta segunda-feira, a criação de um sistema nacional de segurança pública com foco no financiamento de forma tripartite. “A Federação está desafiada a garantir uma integração entre os três níveis de governo. Ainda estamos carecendo de ver esse sistema ser consolidado”, afirmou, dando como exemplos “políticas de fundo a fundo já existente na Saúde (SUS) e na Educação (Fundeb)”, disse.
A declaração foi feita durante a solenidade de entrega de 128 veículos de policiamento que vão se somar à frota de mais de quatro mil viaturas à disposição dos órgãos operativos da segurança pública de Pernambuco. Na ocasião, o governador ressaltou a a tentativa da União em fazer esse debate, iniciada no governo Lula como o Pronasci e hoje capitaneada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
O ato aconteceu no pátio externo do Centro de Convenções, sede provisória do governo do estado. Foram adquiridos carros e motocicletas, que já começam a rodar imediatamente em 42 núcleos, situados na Região Metropolitana do Recife, além de Caruaru, Vitória de Santo Antão e Petrolina. O investimento de R$ 2,3 milhões vem de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança. Outros R$ 248 mil serão gastos mensalmente com locação dos veículos.
Eduardo entregou as chaves nas mãos de cada policial responsável pelas novas viaturas. As equipes do Programa Polícia Amiga receberam a maior frota. Terão 48 veículos, sendo 24 viaturas e 24 motocicletas. Outros nove veículos servirão à Polícia Científica e 70 à Polícia Civil. “Estamos crescendo com qualidade, porque todo esse processo tem de ser feito com grande esforço de formação cultural no policiamento comunitário. Assim, damos a nossa contribuição e resposta ao grande desafio brasileiro hoje, que é a segurança pública”, discursou o governador.
Já o ônibus será entregue à Gerência de Articulação e Prevenção (GPAC) dentro do Programa Resgatando Cidadania. O veículo de atendimento itinerante é adaptado para cadeirante e possui compartimentos para emissão de carteiras de identidade e de trabalho, estúdio fotográfico, entre outros serviços.
Fonte: Diario de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário