Eletrodoméstico para resgatar popularidade

Em meio à repercussão da queda nos índices de aprovação de seu governo, a presidente Dilma Rousseff anunciará amanhã, no Palácio do Planalto, uma linha de crédito para a compra de eletrodomésticos dedicada especialmente aos beneficiários pelo programa Minha Casa Minha Vida. “A ideia com isso não é melhorar o PIB (Produto Interno Bruto), é melhorar a urna mesmo”, disse um senador da base do governo.

Uma pesquisa do Datafolha divulgada no sábado mostra que o número de eleitores que consideram o governo ótimo ou bom caiu para 57%, em comparação aos 65% registrados em março. Além disso, 51% das pessoas ouvidas afirmaram acreditar na tendência de aumento da inflação e 36% na alta do desemprego, resultados maiores, respectivamente, seis e cinco pontos percentuais em relação à consulta anterior.

Os números, no entanto, não surpreenderam o Palácio do Planalto, porque pesquisas para uso interno já demonstravam queda na popularidade de Dilma em consequência, sobretudo, do aumento da inflação. Essa avaliação pode ter contribuído para a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC) de aumentar, em sua última reunião, a taxa básica de juros do país, a Selic, em 0,5 ponto percentual — agora, em 8% ao ano. Os dados preliminares podem ter pesado também para a medida de ampliação do consumo de eletrodomésticos. O Minha Casa Minha Vida tem cerca de 1 milhão de casas entregues e igual número de unidades contratadas.

Para o economista Silvio Campos Neto, da Consultoria Tendências, a relação entre a redução da popularidade e as decisões econômicas do governo — principalmente a elevação dos juros — é inegável. Ele prevê mais duas altas de 0,5 ponto na Selic, nas reuniões de julho e agosto. Depois, a taxa deve ser mantida em 9% até o fim de 2014. “O desejável seria levar a inflação para mais perto do centro da meta, de 4,5%, o que não vai acontecer. Mas, pelo menos, ela ficará abaixo do teto (de 6,5%)”, previu. Para a Tendências, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 5,6%.

Campanha

O governo também trabalha com um cenário para este ano de inflação sob controle e pequena elevação do PIB. Para um técnico do governo, a segunda parte é um problema menor do que parece. Pelo menos do ponto de vista político. “Pode ser até mais favorável para a reeleição da presidente, porque as pessoas tendem a conservar o que têm. Com a inflação sob controle e o PIB em alta, as pessoas poderiam ser mais ousadas, buscar algo diferente.”

Parlamentares da base governista ouvidos pelo Correio afirmam que outro fator pode estar em jogo para reduzir a popularidade do governo: com a antecipação da campanha, os eleitores tendem a ficar mais rigorosos em suas avaliações. Os que votam com a oposição, deixam de registrar opiniões favoráveis ao governo. Assim, o índice de aprovação fica mais próximo do número de pessoas que efetivamente pretendem reeleger Dilma Rousseff. De acordo com a pesquisa do Datafolha divulgada no fim de semana, ela sairia vencedora da urnas no primeiro turno.

Fonte: Correio Braziliense

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.