Eliminatórias podem colocar três campeões e um novato na Copa de 2014

ÍndiceA Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil, definirá mais nove participantes nesta terça-feira. Em uma rodada com 34 partidas, as Eliminatórias podem colocar três campeões e um novato na lista de participantes da competição de seleções.

Entre os campeões mundiais que podem confirmar classificação, a situação mais fácil é a da Espanha. Os atuais donos da taça da Copa do Mundo têm 17 pontos, três a mais do que a França, e precisam apenas de um empate em casa com a Geórgia para confirmar viagem ao Brasil.

Na Europa, outro campeão mundial que pode se classificar nesta terça-feira é a Inglaterra. Os vencedores da Copa de 1966 lideram o Grupo H das Eliminatórias e têm um ponto de vantagem sobre a Ucrânia. Na rodada derradeira, os britânicos dependem apenas de vitória simples sobre a Polônia.

As Eliminatórias europeias são disputadas em nove grupos, e o campeão de cada chave obtêm classificação direta para a Copa do Mundo de 2014. A rodada desta terça-feira vai encerrar essa fase e definir os primeiros colocados.

Até aqui, cinco países asseguraram com antecedência a liderança de seus grupos. Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda e Suíça são as seleções europeias que estão classificadas para a Copa do Mundo de 2014.

Além de Espanha e Inglaterra, a rodada desta terça-feira pode confirmar a classificação da Rússia, que tem 21 pontos e lidera o Grupo F. Os russos jogarão fora de casa contra o Azerbaijão e precisarão apenas de um empate.

O outro grupo que será definido nesta terça-feira é o F. É dali que pode sair a primeira novidade entre os participantes da Copa do Mundo de 2014. Todos os países que estão confirmados na competição já estiveram em pelo menos uma edição. A Bósnia-Hezergóvina, líder da chave, pode ser a primeira estreante na lista.

A Bósnia tem 22 pontos e jogará fora de casa contra a Lituânia. Os bósnios precisam vencer porque o segundo posto do grupo é da Grécia, que tem a mesma pontuação e receberá Liechtenstein.

Entre os nove segundos colocados das Eliminatórias europeias, oito disputarão uma repescagem. Essa fase será um mata-mata simples, e os quatro vencedores também irão à Copa do Mundo.

Na América do Sul, a rodada desta terça-feira também servirá para definir os últimos classificados e o time que irá para uma repescagem. As Eliminatórias do continente são disputadas por nove equipes, que se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros garantem vaga na Copa do Mundo, e o quinto colocado jogará contra a Jordânia, oriunda da qualificação asiática.

As duas primeiras vagas da América do Sul já são de Argentina e Colômbia. Nesta terça-feira, Equador, Chile e Uruguai disputarão os outros dois postos. Se vencerem os argentinos em casa e contarem com uma combinação favorável de resultados, os uruguaios podem aumentar a lista de campeões mundiais que estarão na Copa de 2014.

Até aqui, a Copa do Mundo de 2014 tem 14 participantes definidos. Entre eles, quatro já levantaram a taça da principal competição de seleções do planeta: Brasil, Itália, Alemanha e Argentina.

A rodada desta terça-feira ainda definirá a última seleção que se classificará diretamente na Concacaf, que reúne as Américas do Norte e Central. Estados Unidos já estão na Copa, e Honduras e México disputam o terceiro posto.

A quarta colocada no hexagonal final da Concacaf ainda enfrentará a Nova Zelândia em um playoff. Se perder para a Costa Rica fora de casa nesta terça-feira, o México pode ser ultrapassado pelo Panamá e não atingir sequer esse mata-mata.

Os 34 jogos das Eliminatórias desta terça-feira definirão sete classificados para a Copa do Mundo. Depois disso, restarão apenas quatro países da Europa, cinco da África e os dois sobreviventes das repescagens.

Fonte: Uol

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.