Em Afogados da Ingazeira, detentos recebem diplomas de alfabetização
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Um processo judicial, na maioria dos casos, é composto por milhares e milhares de páginas, pilhas e mais pilhas de documentos. Mas para Edival Maia, nenhum papel é mais importante do que o que ele recebeu ontem(18), das mãos de Veratânia Moraes, Secretária de Educação de Afogados da Ingazeira. Edival está preso na cadeia pública de Afogados e concluiu o curso de alfabetização promovido pelo município, em parceria com o Governo de Pernambuco, através do Programa Paulo Freire de alfabetização de adultos.
A entrega dos certificados ocorreu ontem, na cadeia pública, com o apoio do sistema penitenciário e do Ministério Público. Três detentos receberam o diploma de alfabetização, após um curso que durou dez meses. Segundo Veratânia, a próxima turma já tem nove detentos inscritos. Eles devem concluir o curso até o final do ano. São três aulas por semana, sempre no horário da tarde.
“Foi uma cerimônia emocionante. É gratificante poder dar uma nova oportunidade a quem já está pagando pelos erros que cometeu e dar as condições para que haja uma ressocialização mais efetiva,” afirmou Veratânia Moraes, que, coincidentemente, já foi professora de uma das filhas do mesmo Edival Maia, que ontem recebeu, de suas mãos, o diploma de alfabetização. Após a entrega dos certificados, a Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira distribuiu livros didáticos e de literatura para compor a biblioteca da cadeia pública municipal. O diretor da cadeia, Alexandre Moraes, fez, na hora, um verso sobre a importância do conhecimento, patrimônio inegociável, para construção de um futuro melhor: “O saber é patrimônio/ Que não se compra ou se vende/ Quem não estuda criança/ Quando velho se arrepende/ Mas, Deus, o Pai da bondade/ Dá sempre oportunidade/ E mesmo atrás de uma grade/ Quem se interessa, aprende.”
Fonte: Ascom
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário